Rádio Observador

Música

MTV VMA: a homenagem a Missy Elliott e o recado de Taylor Swift para a Casa Branca

Taylor Swift foi a grande protagonista dos MTV VMA e até enviou uma mensagem para a Casa Branca. Missy Elliott foi homenageada. Rosalía, Cardi B e Billie Eilish também receberam prémios.

A noite foi de música e vaidades, na última segunda-feira. Em Newark, a 36ª edição dos MTV Video Music Awards distinguiu quem mais se destacou na produção de videoclipes durante o último ano. Taylor Swift e Ariana Grande partiram em pé de igualdade, ambas no topo da lista de favoritos, com dez nomeações cada uma. Com o desenrolar da noite, os ventos sopraram a favor de Swift que arrecadou os prémios para Vídeo por uma Causa e Vídeo do Ano, com “You Need to Calm Down”. Ariana Grande, que não marcou presença no evento, teve de contentar-se com a estatueta para Canção do Verão, conquistada com o tem “Boyfriend”.

Ao subir ao palco para aceitar o segundo prémio da noite, Taylor Swift aproveitou para reforçar a mensagem do vídeo, que conta com a participação de várias figuras da cultura pop queer. “Neste vídeo, marcámos algumas posições. Se votaram nele é porque querem um mundo onde todos somos tratados de forma igual aos olhos da lei, independentemente de quem amamos, independentemente de como nos identificamos. No final deste vídeo, há uma petição. E continua a haver uma petição pela Lei da Igualdade, que diz, basicamente, que todos merecemos os mesmos direitos aos olhos da lei. Quero agradecer a todos os que assinaram esta petição porque já vai em meio milhão de assinaturas — cinco vezes mais o que seria preciso para ter uma resposta da Casa Branca”, afirmou a cantora, terminando a olhar para o relógio que tinha no pulso.

Taylor Swift abriu a cerimónia © John Shearer/Getty Images

Swift teve, aliás, um lugar de destaque nesta entrega de prémios. Coube-lhe o número de abertura, com os temas “You Need to Calm Down” e “Lover”, transformando o palco num grande espetáculo coreografado, repleto de arco-íris e unicórnios. Falando de atuações, também Shawn Mendes fez parte do alinhamento da noite. Começou por atuar a solo, para depois voltar com “Señorita”, tema que entoa em dueto com Camila Cabello, sua namorada, e que lhes rendeu o prémio de Melhor Colaboração, além de um ou outro momento mais caloroso em cima do palco.

Sebastian Maniscalco foi o anfitrião da noite. Mas teve ajuda. Hailee Steinfeld, Gigi e Bella Hadid, Queen Latifah, John Travolta, Adriana Lima e as campeãs de futebol Alex Morgan, Ashlyn Harris e Ali Krieger revezaram-se na apresentação. As atuações de Jonas Brothers, Lizzo, H.E.R., Normani, Big Sean, Lil Nas X, J Balvin, Wyclef Jean, Rosalía e Miley Cyrus marcaram a noite, embora tenha sido o medley de Missy Elliott a galvanizar o público do Prudential Center. Distinguida com o Michael Jackson Video Vanguard Award, deu largas à sua carteira de êxitos — entre eles, “The Rain (Supa Dupa Fly)”, “Throw It Back”, “Get Ur Freak On” e “Work It” –, mas também às coreografias frenéticas. Recebeu o prémio das mãos de Cardi B, que se alongou em palavras de tributo à rapper de 48 anos.

Missy Elliot posa com o Michael Jackson Vanguard Award © JOHANNES EISELE/AFP/Getty Images

Entregue o galardão, foi a vez dos agradecimentos. “Prometi que não ia chorar porque choro em todos as cerimónias […] mas este prémio significa muito para mim. Tenho trabalhado com afinco durante mais de duas décadas. Nunca pensei que estaria aqui em cima… e isto não vai passar despercebido, o apoio e o amor que me têm mostrado ao longo dos anos”, afirmou. Ao mesmo tempo que agradeceu a Deus e à mãe, Missy Elliott fez referência aos artistas que lhe têm servido de inspiração, entre os quais Aaliyah, Timbaland, Busta Rhymes, Janet Jackson, Peter Gabriel e Madonna. Por fim, dedicou o prémio aos grupos de dança de todo o mundo.

De volta aos prémios que marcaram a noite, também Cardi B não saiu em branco. “Money” valeu-lhe o galardão para Melhor Canção de Hip Hop. Já na categoria de Melhor Canção Latina, foram Rosalía e J Balvin a subir ao palco. “Old Town Road (Remix)”, de Lil Nas X e Billy Ray Cyrus, ganhou o prémio de Canção do Ano. O trio Jonas Brothers levou para casa o de Melhor Canção Pop e Billie Eilish, apesar de não ter estado presente, conquistou os título de Melhor Artista Novo e de Revelação do Ano.

Na fotogaleria, veja as imagens dos momentos que marcaram a 36ª edição dos MTV Video Music Awards.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mgoncalves@observador.pt
Trabalho

Ficção coletiva, diz Nadim /premium

Laurinda Alves

Começar reuniões a horas e aprender a dizer mais coisas em menos minutos é uma estratégia que permite inverter a tendência atual para ficarmos mais tempo do que é preciso no local de trabalho.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)