790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Calendário 2020. Guia para tirar o melhor partido dos feriados: marque já as férias e saiba aproveitar as pontes

Este artigo tem mais de 4 anos

Três feriados perdidos ao fim de semana, quatro fins de semana prolongados e uma semana perfeita para tirar férias. O calendário de 2020 olhado para marcar as férias e aproveitar as pontes.

O próximo ano é bissexto e tem uma semana com dois feriados seguidos
i

O próximo ano é bissexto e tem uma semana com dois feriados seguidos

Getty Images/iStockphoto

O próximo ano é bissexto e tem uma semana com dois feriados seguidos

Getty Images/iStockphoto

Este não é apenas mais um calendário de 2020. É, acima de tudo, um guia para tirar o melhor partido possível dos feriados que aí vêm.

O Observador olhou para as 53 semanas e 366 dias: sim, 2020 é ano bissexto, fevereiro vai ter 29 dias e vamos saltar um dia em relação às datas deste ano. É uma adaptação feita a cada quatro anos para manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra, senão as contas nunca bateriam certo.

Mas voltemos ao que aqui nos traz: o calendário do próximo ano. Afinal 2019 está a acabar, é tempo de começar a fazer planos para as férias de 2020, aquelas escapadinhas para uns dias de descanso que os fins de semana prolongados permitem e antecipar-se aos colegas a garantir, egoisticamente, esses dias para si.

Então aqui vai. O Observador olhou para todas as datas e apontou para si os melhores feriados para descansar, os que (tristeza!) ficam perdidos nos fim de semana, mas também uma semana perfeita para tirar férias. Saiba que há dois feriados a meio da semana (mas um é especial), quatro pontes possíveis, outros quatro fins de semana prolongados e quatro desses tão desejados feriados perdidos ao sábado ou domingo.

Veja tudo no calendário aqui em baixo. Que já explicamos melhor a seguir:

Dois feriados a meio da semana (mas um é especial)

Há dois feriados a meio da semana. E é melhor preparar-se o mais depressa possível para um deles porque acontece logo no primeiro dia do ano. Em 2020, o Dia de Ano Novo acontece a uma quarta-feira. O outro feriado a meio da semana é o 10 de junho, Dia de Portugal, mas esse é um caso especial.

Este ano o 10 de Junho, quarta-feira, está colado a um feriado religioso, a quinta-feira 11 de junho, Corpo de Deus. Ora aí está a semana perfeita para ter umas férias grandes gastando poucos dias

E é especial porque, apesar de ser à quarta-feira, está colado a um feriado religioso, a quinta-feira 11 de junho, Corpo de Deus. Significa isto que, juntos, os dois feriados se podem transformar num fim de semana proloooooongado para quem puder fazer ponte com o sábado e domingo seguintes (é só tirar a sexta, 12).

Aliás, essa semana, que começa a 7  de junho e termina a 13 de junho, pode ser perfeita para tirar uns dias de férias. Com dois feriados nacionais a recair em dois dias úteis, basta tirar três dias de férias para poder descansar durante uma semana inteira. É a única semana de 2020 em que este isto acontece com feriados nacionais. Já os lisboetas (e não só) podem considerar-se prejudicados: este ano o 13 de junho, feriado municipal do Santo António, calha a um sábado. Já o S. João dos portuenses (e muitos outros) é a uma quarta-feira.

Há quatro pontes possíveis…

Além do 10 e 11 de junho, há outros dois feriados que se podem transformar-se num fim de semana grande para quem tem a hipótese de fazer pontes. Para o ano, o feriado da Restauração da Independência (1 de dezembro) e o Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro) calham à terça-feira. Isto significa que para quem possa colocar uma folga ou um dia de férias à segunda-feira, serão quatro belos dias de descanso. Também há quem possa gozar a terça-feira de Carnaval como um feriado — embora isso não esteja formalmente consagrado na lei portuguesa. Em 2020, a festa pagã calha a 25 de fevereiro, e ficar em casa dia 24 também pode dar para fazer uma boa paragem, até porque há uns dias de férias escolares.

… e quatro fins de semana prolongados

De resto há quatro ocasiões em que os feriados calham à segunda-feira ou à sexta-feira e, portanto, dão origem a uns fins de semana prolongados. Um é o feriado do costume, a Sexta-Feira Santa, que este ano acontece a 10 de abril. O segundo é em maio porque o Dia do Trabalhador, 1 de maio, calha à sexta. O terceiro é o feriado da Implantação da República, a 5 de outubro, uma segunda-feira. E o último é o Natal, 25 de dezembro, que em 2020 acontece a uma sexta-feira (lembre-se que estamos em ano bissexto, vamos saltar um dia em relação a 2019).

Como é ano bissexto, o Natal no próximo ano vai saltar para sexta-feira e permitir um fim de semana prolongado

Três feriados ao fim de semana (e mais um, o do costume)

Há quatro feriados que, calhando ao sábado ou ao domingo, são dias de descanso perdidos para quem costuma folgar ao fim de semana. Um deles é o do costume, o da Páscoa, a 12 de abril. O outro é o 25 de abril, que calha a um  sábado. Há ainda a Assunção de Nossa Senhora, que acontece no sábado, 15 de agosto. E o Dia de Todos os Santos, 1 de novembro, ao domingo.

Nem tudo é perfeito. Mas não é mau de todo. E com este calendário, já lhe damos uma ajuda para marcar férias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora