Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Calendário 2020. Guia para tirar o melhor partido dos feriados: marque já as férias e saiba aproveitar as pontes

Três feriados perdidos ao fim de semana, quatro fins de semana prolongados e uma semana perfeita para tirar férias. O calendário de 2020 olhado para marcar as férias e aproveitar as pontes.

i

O próximo ano é bissexto e tem uma semana com dois feriados seguidos

Getty Images/iStockphoto

O próximo ano é bissexto e tem uma semana com dois feriados seguidos

Getty Images/iStockphoto

Este não é apenas mais um calendário de 2020. É, acima de tudo, um guia para tirar o melhor partido possível dos feriados que aí vêm.

O Observador olhou para as 53 semanas e 366 dias: sim, 2020 é ano bissexto, fevereiro vai ter 29 dias e vamos saltar um dia em relação às datas deste ano. É uma adaptação feita a cada quatro anos para manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra, senão as contas nunca bateriam certo.

Mas voltemos ao que aqui nos traz: o calendário do próximo ano. Afinal 2019 está a acabar, é tempo de começar a fazer planos para as férias de 2020, aquelas escapadinhas para uns dias de descanso que os fins de semana prolongados permitem e antecipar-se aos colegas a garantir, egoisticamente, esses dias para si.

Então aqui vai. O Observador olhou para todas as datas e apontou para si os melhores feriados para descansar, os que (tristeza!) ficam perdidos nos fim de semana, mas também uma semana perfeita para tirar férias. Saiba que há dois feriados a meio da semana (mas um é especial), quatro pontes possíveis, outros quatro fins de semana prolongados e quatro desses tão desejados feriados perdidos ao sábado ou domingo.

Veja tudo no calendário aqui em baixo. Que já explicamos melhor a seguir:

Dois feriados a meio da semana (mas um é especial)

Há dois feriados a meio da semana. E é melhor preparar-se o mais depressa possível para um deles porque acontece logo no primeiro dia do ano. Em 2020, o Dia de Ano Novo acontece a uma quarta-feira. O outro feriado a meio da semana é o 10 de junho, Dia de Portugal, mas esse é um caso especial.

Este ano o 10 de Junho, quarta-feira, está colado a um feriado religioso, a quinta-feira 11 de junho, Corpo de Deus. Ora aí está a semana perfeita para ter umas férias grandes gastando poucos dias

E é especial porque, apesar de ser à quarta-feira, está colado a um feriado religioso, a quinta-feira 11 de junho, Corpo de Deus. Significa isto que, juntos, os dois feriados se podem transformar num fim de semana proloooooongado para quem puder fazer ponte com o sábado e domingo seguintes (é só tirar a sexta, 12).

Aliás, essa semana, que começa a 7  de junho e termina a 13 de junho, pode ser perfeita para tirar uns dias de férias. Com dois feriados nacionais a recair em dois dias úteis, basta tirar três dias de férias para poder descansar durante uma semana inteira. É a única semana de 2020 em que este isto acontece com feriados nacionais. Já os lisboetas (e não só) podem considerar-se prejudicados: este ano o 13 de junho, feriado municipal do Santo António, calha a um sábado. Já o S. João dos portuenses (e muitos outros) é a uma quarta-feira.

Há quatro pontes possíveis…

Além do 10 e 11 de junho, há outros dois feriados que se podem transformar-se num fim de semana grande para quem tem a hipótese de fazer pontes. Para o ano, o feriado da Restauração da Independência (1 de dezembro) e o Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro) calham à terça-feira. Isto significa que para quem possa colocar uma folga ou um dia de férias à segunda-feira, serão quatro belos dias de descanso. Também há quem possa gozar a terça-feira de Carnaval como um feriado — embora isso não esteja formalmente consagrado na lei portuguesa. Em 2020, a festa pagã calha a 25 de fevereiro, e ficar em casa dia 24 também pode dar para fazer uma boa paragem, até porque há uns dias de férias escolares.

… e quatro fins de semana prolongados

De resto há quatro ocasiões em que os feriados calham à segunda-feira ou à sexta-feira e, portanto, dão origem a uns fins de semana prolongados. Um é o feriado do costume, a Sexta-Feira Santa, que este ano acontece a 10 de abril. O segundo é em maio porque o Dia do Trabalhador, 1 de maio, calha à sexta. O terceiro é o feriado da Implantação da República, a 5 de outubro, uma segunda-feira. E o último é o Natal, 25 de dezembro, que em 2020 acontece a uma sexta-feira (lembre-se que estamos em ano bissexto, vamos saltar um dia em relação a 2019).

Como é ano bissexto, o Natal no próximo ano vai saltar para sexta-feira e permitir um fim de semana prolongado

Três feriados ao fim de semana (e mais um, o do costume)

Há quatro feriados que, calhando ao sábado ou ao domingo, são dias de descanso perdidos para quem costuma folgar ao fim de semana. Um deles é o do costume, o da Páscoa, a 12 de abril. O outro é o 25 de abril, que calha a um  sábado. Há ainda a Assunção de Nossa Senhora, que acontece no sábado, 15 de agosto. E o Dia de Todos os Santos, 1 de novembro, ao domingo.

Nem tudo é perfeito. Mas não é mau de todo. E com este calendário, já lhe damos uma ajuda para marcar férias.

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.