O grupo de WhatsApp chamava-se “Nem mais um abuso” e foi criado no passado domingo. O seu objetivo era, segundo a investigação da polícia de Algeciras, preparar ações coordenadas para atacar os agentes mobilizados para vigiar as pessoas que estão obrigadas ao confinamento. Os dois criadores do grupo, um homem de 30 anos e outro de 25, foram detidos esta terça-feira, avança o El País.

Aqui não vamos roubar, vamos espancar a polícia e depois procurar o pão que nós precisamos”, lia-se numa das mensagens enviadas no grupo e citada no El País.

Segundo explica o jornal, a ideia surgiu num outro grupo de WhatsApp criado para debater e partilhar notícias sobre o novo coronavírus. No passado domingo, um dos membros do grupo partilhou uma fotografia que mostrada uma pessoa com ferimentos e que, segundo esse participante, teriam sido causados por um agente da polícia.

Foi esta imagem que levou um dos agora detidos a criar um outro grupo de WhatsApp. Este começou por ser um local onde criticavam a ação da polícia — mas cujo objetivo passou rapidamente a ser planear agressões a agentes. No grupo, o detido de 30 anos sugeria usar pneus para agredir a polícia e dizia querer angariar “milhares de pessoas”. Fontes próximas da investigação detalharam ao El País que os criadores do grupo têm um histórico de crimes semelhantes.

A investigação a este grupo, já desmantelado, também coincidiu com a detenção de um terceiro elemento que durante os últimos dias terá agredido a polícia, atirando objetos contra eles através da janela — tendo mesmo causado danos a um carro da polícia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR