Mesmo com o futebol parado e ainda com uma solução congelada em relação às medidas a adotar para combater o impacto da pandemia da Covid-19, a Premier League tem sido sobretudo falada pelo Newcastle. Ou melhor, pela venda do Newcastle, clube que entre duas descidas ao Championship este século e mais um par de anos à venda em busca de uma proposta tentadora está prestes a mudar de mãos com vários protagonistas à mistura.

Mourinho colocou as luvas, pôs a máscara e juntou-se no apoio aos mais velhos e vulneráveis em Enfield

Protagonista 1, Mike Ashley. O bilionário britânico que lidera as lojas da Sports Direct e que investiu 152 milhões de euros em 2007 para recolocar a equipa na luta pelos lugares cimeiros da classificação. Protagonista 2, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, que se prepara para oferecer um pouco mais do que 340 milhões de euros por 80% das ações do clube. Protagonista 3, Amanda Staveley, uma antiga modelo conhecida também no plano mediático pela relação que teve com o príncipe André de Inglaterra e que já intermediou outras grandes compras de percentagens de ações de clubes britânicos como City, United ou Liverpool.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, se existe razão pela qual o Newcastle é hoje falado tem também a ver com outros exemplos que saem do interior da equipa. Exemplos que, no atual contexto da pandemia, não poderiam ser melhores.

Matthew Longstaff, ou Matty, médio de 20 anos nascido em Rotherham que é internacional Sub-20 (estreou-se numa vitória por 4-0 da formação britânica curiosamente contra Portugal), foi um dos jogadores que subiram das camadas jovens do clube à equipa principal e que maiores esperanças levanta entre os responsáveis da formação agora orientada por Steve Bruce, depois de três anos com o espanhol Rafa Benítez no comando. Foi já com o novo treinador que se estreou no conjunto A do Newcastle em agosto, numa época que pelas mais variadas razões tão cedo não será esquecida e onde teve a oportunidade de jogar ao lado do irmão mais velho, Sean (ambos filhos de um antigo jogador e internacional de hóquei em gelo, David Longstaff, primo de Alan Thompson).

Matthew Longstaff a festejar um golo do irmão Sean, num jogo do Newcastle esta temporada (Foto: Getty Images)

Agora, Matty surge como exemplo por uma ação ligada à luta contra a pandemia do novo coronavírus: de acordo com o jornal As, o jovem médio do Newcastle, que tem o ordenado mais baixo da Premier League (ainda assim, menos de mil euros por semana), quis doar cerca de 30% do vencimento para ajudar no combate à Covid-19, um total de 585 euros que retira dos menos de quatro mil euros que recebe mensalmente.

De recordar que, nas principais ligas europeias, existem várias formas de reagir às quebras de receitas motivadas pela pausa na competição mas em Inglaterra continua ainda a discutir-se a melhor decisão entre os representantes da Premier League e da Associação de Jogadores, sendo que equipas como o Southampton apresentaram já uma proposta de corte de 30% ao seu plantel depois do lay-off de quatro clubes aos funcionários.

Em Espanha, os clubes têm chegado a acordo com os respetivos plantéis com valores diferentes (Real entre 12% e 20%, Barcelona ou Atl. Madrid de 70%). Na Alemanha, além de haver acordo entre administrações e plantéis em alguns casos por sugestão dos próprios jogadores, Bayern, B. Dortmund, RB Leipzig e Bayer Leverkusen acordaram dar 20 milhões de euros a outros clubes de menor dimensão para conseguirem equilibrar as suas contas. Em Itália, depois do acordo entre Juventus e plantel, os outros 19 clubes acordaram uma redução de um terço dos salários. Em França, o corte é feito tendo como base o vencimento dos jogadores, que manterão os 100% até aos 10 mil euros e ficarão com apenas 50% a partir dos 100 mil euros mensais.