Um agente da PSP de Chaves foi detido, esta terça-feira, por suspeitas de corrupção no âmbito de uma operação da Polícia Judiciária (PJ) contra o tráfico de armas.

Operação Ibéria. 300 operacionais da PJ fazem operação contra tráfico de armas em Vila Real

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança com a notícia esta quarta-feira, o agente é responsável pela secção de armas e explosivos da PSP de Chaves e terá facilitado crimes relacionados com tráfico de armas em troca de contrapartidas, tendo mesmo desviado armas que eram entregues à polícia voluntariamente pelos cidadãos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta quarta-feira, em comunicado, a PSP explicou que suspendeu de funções o agente que foi alvo de uma busca domiciliária, na qual foi apreendido armamento ilegal, e confirmou ainda a abertura de um procedimento disciplinar.

Foi encontrado na posse deste cidadão armamento ilegal, que lhe foi apreendido, facto que constitui, para além do mais, circunstância com relevância disciplinar”.

Nesta operação da PJ de Vila Real foram detidas pelo menos 52 pessoas anunciou a PSP esta quarta-feira em comunicado e foram feitas cerca de 200 buscas no Norte do país, uma delas na esquadra da PSP de Chaves, onde trabalha o agente. Foram ainda apreendidas dezenas de armas, nomeadamente pistolas-metralhadoras, espingardas G3 e armas transformadas.

A Operação Ibéria integrou investigadores e peritos de várias unidades da Polícia Judiciária, foi o corolário de diversas investigações, desenvolvidas nos últimos meses, pelo Departamento de Investigação Criminal de Vila Real, relacionadas com o trafico ilícito de armas.

A investigação teve como objetivo desmantelar circuitos de tráfico de armas e de transformação de armas.

Quer no dia de ontem (terça-feira), quer no âmbito das diferentes investigações desenvolvidas, foram apreendidas dezenas de milhares de munições de diversos calibres, várias metralhadoras e centenas de outras armas dos mais diversos calibres (caçadeiras, carabinas, pistolas, revolveres e armas elétricas), três quilos de produto estupefaciente, milhares de euros em dinheiro e viaturas automóveis”.
A PJ referiu ainda que a operação contou colaboração da GNR e da PSP e que os detidos vão ser presentes às autoridades judiciárias competentes, para interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.