A economia dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anual de 4,1% no último trimestre de 2020, mais do que o indicado anteriormente, mas no conjunto do ano sofreu uma queda de 3,5%, segundo dados oficiais.

No segundo de três cálculos do Produto Interno Bruto (PIB), os dados divulgados esta quinta-feira.  acrescentaram uma décima de ponto percentual ao cálculo preliminar de crescimento no quatro trimestre, publicado em janeiro, deixando inalterado o resultado anual.

A maior economia do mundo registou em 2020 uma evolução irregular do PIB devido à pandemia de Covid-19, com uma queda de 5% nos primeiros três meses, um recuo ainda maior de 31,4% no segundo e uma recuperação a um ritmo anualizado de 33,4% entre julho e setembro.

A contração anual de 3,5% é a maior desde o fim da II Guerra mundial e seguiu-se a um crescimento de 2,2% em 2019.

Segundo o Gabinete de Análise Económica, o relatório “reflete tanto a recuperação económica após as profundas quedas registadas na primeira metade do ano, como o impacto continuado da pandemia, incluindo novas restrições e encerramento de atividades”.

O crescimento de pouco mais de 4% do PIB entre outubro e dezembro deveu-se a aumentos nas exportações, investimentos fixos não residenciais e investimentos em stocks privados, que compensaram uma diminuição dos gastos governamentais, refere o relatório.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR