Ao contrário do que estava previsto, o autoagendamento da vacina contra a Covid-19 abriu esta segunda-feira, mas apenas para as pessoas com idade igual ou superior a 37 anos e não 35 anos (como tinha sido garantido no sábado). O objetivo é “estratificar” a população, disse ao Observador fonte da task force da vacinação.

O autoagendamento para pessoas com mais de 35 anos estava previsto arrancar esta segunda-feira. No entanto, na plataforma de autoagendamento da Direção-Geral da Saúde, ainda só é possível a marcação da vacina para pessoas com 37 ou mais anos.

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu que ainda esta semana será possivel alargar o agendamento para pessoas com 35 ou mais anos, sem avançar exatamente quando.

autoagendamento para maiores de 40 anos também atrasou. Inicialmente previsto para começar na semana de 7 de junho, a marcação online só ficou disponível na semana seguinte, a 15 de junho. Agora, menos de uma semana depois, estava prevista a abertura do autogendamento para maiores de 35. O portal destinado ao autoagendamento entrou em funcionamento em 23 de abril, depois de ter sido aberto para maiores de 40, 43, 45, 50, 55, 60 e 65 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No domingo, fonte da task force confirmou uma informação avançada pelo comentador da SIC Luís Marques Mendes: a meio de julho arranca a vacinação para a faixa etária dos 20 aos 29 anos.

Vacinação dos jovens entre 20 e 29 anos começa a “meio de julho”, diz Marques Mendes

Mais de 4,3 milhões de pessoas em Portugal já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 — o equivalente a 42% da população. Quase 2,6 milhões têm a vacinação completa — o que corresponde a 25% da população.

Autoagendamento para maiores de 40 anos não começa já, mas os utentes já estão a ser chamados