Três destacados democratas no Senado dos Estados Unidos pediram ao Presidente do seu próprio partido, Joe Biden, explicações para a retirada caótica das tropas norte-americanas do Afeganistão, comprometendo-se a iniciar investigações.

Os três senadores são o presidente da Comissão de Relações Externas do Senado, Bob Menendez, o responsável da Comissão dos Serviços Secretos, Mark Warner, e o líder da Comissão das Forças Armadas, Jack Reed.

Em comunicado divulgado na terça-feira, Menendez disse estar “desapontado” por a administração de Joe Biden “claramente não ter avaliado com precisão as implicações de uma retirada rápida”.

“Estamos agora a assistir aos resultados horríveis de muitos anos de fracassos políticos e dos serviços de informações”, disse o senador, nascido em Cuba, que manteve uma posição independente em matéria de política externa, não hesitando em criticar algumas das decisões de Biden.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Enquanto presidente da Comissão de Relações Externas, Menendez disse que organizará uma audiência no Senado para avaliar as negociações “falhadas” da administração de Donald Trump (2017 a janeiro de 2021) com os talibãs, que culminaram num acordo de retirada das tropas norte-americanas, quase 20 anos após os ataques de 11 de Setembro. No entanto, o acordo foi ratificado em fevereiro de 2021, pelo congresso e pelo senado, quando Trump já não era Presidente dos EUA.

Trump pede demissão de Biden por “vergonhosa” retirada das tropas dos EUA

Essa audiência terá também como objetivo examinar a execução “falhada” desse acordo pela atual administração, acrescentou Menendez.

O presidente da Comissão das Forças Armadas no Senado, Jack Reed, também anunciou na terça-feira que aquela comissão vai realizar audições para perceber “o que correu mal” no Afeganistão.

Já o presidente da Comissão dos Serviços Secretos do Senado, Mark Warner, disse, na segunda-feira, que trabalhará com outros legisladores para fazer as perguntas “duras e necessárias” sobre a razão pela qual os Estados Unidos não estavam preparados para lidar com o avanço rápido dos talibãs e o colapso do governo afegão.

“Devemos essas respostas ao povo americano e a todos aqueles que tanto lutaram e sacrificaram”, afirmou Warner.

As declarações dos três senadores refletem a frustração sentida no Partido Democrata sobre a saída precipitada do Afeganistão, com imagens de desespero no aeroporto de Cabul de afegãos que tentavam escapar aos talibãs.

Fotogaleria. O desespero de milhares no aeroporto de Cabul, onde há relatos de sete mortos

Joe Biden disse na segunda-feira que defendia “firmemente” a decisão tomada.

Joe Biden aponta o dedo a afegãos “corruptos” e diz que quis acabar “com a guerra mais longa da América”

“Depois de 20 anos, aprendi com relutância que nunca é um bom momento para retirar as forças [norte-]americanas”, sublinhou.

Segundo uma sondagem divulgada na terça-feira, o apoio dos norte-americanos à retirada das suas tropas do Afeganistão caiu drasticamente com a chegada dos talibãs ao poder, com metade dos inquiridos a desaprovar a forma como Joe Biden geriu a situação.

Apenas 49% dos 1.999 inquiridos pelo “Politico” e “Morning Consult”, entre 13 e 16 de agosto, apoiaram a decisão do Presidente dos Estados Unidos de sair daquele país da Ásia Central.

Em abril, quando Joe Biden anunciou que todos os soldados norte-americanos iam deixar o Afeganistão, a aprovação era de 69%.

Mesmo entre os eleitores democratas, só 53% aprovam a gestão da saída do Afeganistão por Joe Biden, números longe da habitual popularidade dentro do partido, que costuma “situar-se entre os 70 e 80%”, apontaram os autores da sondagem.

Os talibãs conquistaram Cabul no domingo, culminando uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da NATO.

As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista (1996-2001), que acolhia no seu território o líder da Al-Qaida, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

A tomada da capital põe fim a uma presença militar estrangeira de 20 anos no Afeganistão, dos Estados Unidos e dos seus aliados na NATO, incluindo Portugal.

Face à brutalidade e interpretação radical do Islão que marcou o anterior regime, os talibãs têm assegurado aos afegãos que a “vida, propriedade e honra” vão ser respeitadas e que as mulheres poderão estudar e trabalhar.