Fernando Medina está à frente de Carlos Moedas na corrida eleitoral para a liderança da Câmara Municipal de Lisboa. Não só tem maior potencial de voto e menor taxa de rejeição dos eleitores, como a maioria dos lisboetas dizem que a cidade está melhor do que há cinco anos. Estes são os principais resultados de uma sondagem da Aximage publicada este domingo nos jornais DN e JN e para a rádio TSF.

Numa sondagem que pretende avaliar qualitativamente o potencial das candidaturas, o atual presidente da Câmara de Lisboa reúne um potencial de voto de 67% — essa é a soma dos inquiridos que dizem que votarão de certeza com os que afirma que podem vir a votar em Medina — e uma taxa de rejeição de 30%. Já Carlos Moedas, o candidato da coligação liderada pelo PSD, apenas reúne uma probabilidade de voto de 47%, enquanto 40% dos inquiridos dizem que nunca votarão no ex-comissário europeu.

Outro dado positivo para Fernando Medina, líder da autarquia desde 2015, é a avaliação geral que os inquiridos fazem atualmente da cidade: 54% dizem que está melhor do que há 5 anos, contra 22% que dizem que está pior.

Os inquiridos foram ainda questionados sobre o combate à pandemia protagonizado pela Câmara de Lisboa, tendo 63% avaliado de forma positiva o trabalho da edilidade. Apenas 13% rejeitaram a atuação da autarquia.

Já o Russiagate, o caso dos dados pessoais de manifestantes que foram transmitidos pela Câmara de Lisboa a várias embaixadas, é do conhecimento de 82% dos inquiridos, sendo que 59% afirmam que o caso tem um impacto negativo na avaliação que fazem de Medina.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR