O socialista que perdeu a Câmara de Lisboa nas últimas autárquicas foi agora chamado por António Costa para integrar a lista de candidatos a deputados à Assembleia da República no quinto lugar. Em 2019, o PS elegeu 20 deputados pelo círculo eleitoral de Lisboa. A lista será votada esta sexta-feira numa reunião da comissão política da distrital do partido em Lisboa.

O cabeça de lista por Lisboa é, sem surpresas, o líder socialista António Costa, seguido por Edite Estrela e Mariana Vieira da Silva, atualmente ministra da Presidência. Duarte Cordeiro, presidente da Federação do PS da Área Urbana de Lisboa, é o socialista que se segue nesta lista, imediatamente antes do nome de Fernando Medina que dirigiu a CML desde que António Costa ganhou a liderança do PS, em 2014.

O antigo autarca foi eleito pela primeira vez nas autárquicas de 2017, embora sem a maioria absoluta com que Costa governava Lisboa desde 2009. Mas, em setembro passado, Medina perdeu a CML para o candidato da direita (PSD e CDS), Carlos Moedas.

A lista a que o Observador teve acesso continua, com a atual ministra da Cultura, Graça Fonseca, a seguir-se a Fernando Medina como candidata, seguindo-se o líder da JS, Miguel Costa Matos. Em lugares elegíveis vão também os atuais deputados Maria da Luz Rosinha, Marcos Perestrello, Susana Amador, Sérgio Sousa Pinto, Isabel Moreira, Pedro Delgado Alves e Pedro Cegonho. Na lista em zona elegível estão também alguns governantes, como João Galamba, secretário de Estado da Energia, Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão, e ainda o Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As listas de candidatos serão aprovadas na sua totalidade numa reunião da Comissão Política Nacional do partido na próxima segunda-feira à noite. Entretanto, esta semana, o Observador adiantou alguns dos cabeças de lista que António Costa alinhou para este combate eleitoral.

António Costa mantém Brandão Rodrigues como cabeça de lista e chama Ana Abrunhosa

Veja aqui o elenco de candidatos a deputados por Lisboa que o PS se prepara para aprovar:

António Costa
Edite Estrela
Mariana Vieira da Silva
Duarte Cordeiro
Fernando Medina
Graça Fonseca
Miguel Matos
Sérgio Monte
Maria da Luz Rosinha
João Galamba
Marcos Perestrello
Susana Amador
Sérgio Sousa Pinto
Ana Sofia Antunes
Pedro Alves
Fátima Fonseca
Isabel Moreira
Pedro Cegonho
Miguel Cabrita
Rita Madeira
João Nicolau
Ricardo Lima
Vera Braz
Diogo Leão
Pedro Anastácio
Maria Begonha
Romualda Fernandes
Paulo Marques
Alexandra Tavares Moura
Luís Reis
Sérgio Santos
Sara da Silva
Paulo Afonso
Davide Amado
Cátia Rosas
Armando Paulino
Beatriz Carvalho
Pedro Cabeça
Paula Alves
Pedro Lara
Fernanda Gonçalves
Catarina Silva
Filipe Beja
Rute Lima
Valter Januário
Alexandra Domingos
Margarida Matos
Marcos Sá