Um medicamento administrado através de gotas nos olhos que melhora a visão ao perto ficou disponível para venda na passada quinta-feira nos Estado Unidos da América.

Aprovado pela agência norte-americana do medicamento (FDA) em outubro, o “Vuity” pode ser levantado nas farmácias dos Estados Unidos através de prescrição médica. O objetivo deste medicamento é corrigir a presbiopia, condição que afeta sobretudo pessoas com mais de 40 anos e que manifestam sintomas como a capacidade reduzida para focar em objetos e letras próximos ou em ver com pouca luminosidade, o que pode provocar fadiga ocular.

As gotas para os olhos começam a fazer efeito, de acordo com a CNET, cerca de 15 minutos após a aplicação, e o seu efeito pode durar até seis horas. No entanto, o uso deste medicamente não tem impacto na visão ao longe.

Para o estudo deste medicamento estiveram envolvidas 750 pessoas entre os 40 e os 55 anos com presbiopia. Os participantes aplicaram uma gota em cada olho diariamente, e segundo a Allergan – responsável pela criação do fármaco – “uma parte significativa dos participantes conseguiu ler três linhas ou mais sem ‘saltar’ nenhuma linha”.

A empresa adiantou ainda que “não houve nenhum efeito secundário grave relacionado com a administração do Vuity, sendo que os efeitos mais verificados em mais de 5% dos participantes foram dores de cabeça e vermelhidão nos olhos”. Segundo o New York Times, as dores de cabeça afetaram quase 15% dos participantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estas gotas, contudo, não são uma novidade na oftalmologia.

Stephen Orlin, oftalmologista na Universidade da Pensilvânia, explicou ao New york Times que o principal composto deste medicamento, a Pilocarpina, é “uma das gotas mais antigas que nós temos na oftalmologia”. O composto é utilizado há décadas para tratar o glaucoma, uma condição que afeta o nervo ótico e que provoca a perda de visão.

O Vuity, contudo, é o primeiro medicamento direcionado especificamente para o tratamento da presbiopia, estando outros nove medicamentos relativos a esta condição em fases de testes.

O responsável pelos testes a este novo medicamento, o médico oftalmologista George Waring, esclareceu que estas gotas não vão substituir inteiramente a necessidade em utilizar óculos para ver ao perto, mas pode reduzir significativamente o tempo diário que as pessoas passam a utilizar os óculos.

A empresa desaconselha, contudo, o uso das gotas Vuity a quem operar máquinas em condições de fraca luminosidade, e dá como exemplo a condução noturna.