A Federação polaca continua à espera de Paulo Sousa para abordar a saída precoce três meses antes do fim do contrato (que podia ser automaticamente renovado em caso de apuramento para a fase final do Mundial de 2022, no Qatar), o Flamengo já avança como se tivesse anunciado aquilo que está ainda por anunciar e que se chama Paulo Sousa. Pelo meio desta novela que ganhou um capítulo extra dentro de um desfecho que não era previsto, os pormenores sobre tudo o que se passou nas últimas duas semanas são cada vez mais conhecidos e agora são os cariocas que dizem que Jorge Jesus já tinha deixado de ser opção.

A novela acabou com o protagonista de fora: Paulo Sousa sai da Polónia, escolhe Flamengo entre duas ofertas e Jesus fica na Luz (para já)

“Não havia negociação nenhuma em andamento e muito menos bem encaminhada com o Jorge [Jesus]. As conversas preliminares que tivemos com ele foram terminadas em todos os sentidos que se possa imaginar. Houve até posicionamentos formais do Benfica e do próprio Jorge em relação ao assunto. Isso que dizem são pessoas a tentar queimar o Bap. Ao que parece, os movimentos para a eleição de 2024 já começaram”, comentou Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, ao canal do Youtube “Paparazzo Rubro-Negro”, onde defendeu a posição de Luiz Eduardo Baptista, líder do Conselho de Administração do clube.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O Bap com intervenção na contratação de Paulo Sousa? Não sei quem escreveu isso mas é um assombro a quantidade de besteiras escritas no meio de poucas informações corretas. Ele nem sabia com quem o Flamengo estava a falar. O Paulo Sousa estava entre os nomes selecionados para contacto pelo Comité do Futebol. A partir daí, a bola ficou com o Marcos Braz e o Bruno Spindel para negociações e comigo para o acompanhamento, orientação e aprovação. O resto é só blá blá blá“, referiu ainda Rodolfo Landim.

Sem proposta, sem “sim”. Mas é a história da proposta e do “sim” que pode levar à saída de Jesus da Luz

No entanto, e como explica o Globoesporte, a perspetiva de Jorge Jesus não era propriamente a mesma, apesar das palavras de João de Deus na conferência de imprensa de antevisão ao jogo na Taça de Portugal com o FC Porto e do comunicado emitido pelo Benfica poucos minutos depois. Segundo a publicação, o treinador terá ligado a pessoas próximas para confirmar se a notícia sobre a contratação de Paulo Sousa era verdade e, ao perceber que estava tudo feito, terá ficado “desolado” porque, promessas de continuidade à parte, sabia que não tinha condições para permanecer na Luz e queria regressar ao Flamengo.

A palavra de João de Deus, por Jesus: “Esta mensagem é do mister: não pode nem quer sair, quer ganhar títulos no Benfica”

Mais: segundo soube o Observador, o próprio Benfica acabou por ser surpreendido pela decisão do clube do Rio de Janeiro na medida em que, confirmando-se a cada vez mais provável saída de Jesus da Luz ou pelo menos a intenção de dispensar o treinador, fechou-se uma porta que possibilitaria não só a Jesus continuar a sua carreira de novo no Flamengo mas que também permitiria que os encarnados não tivessem qualquer encargo com a saída, com os cariocas a assumirem os seis meses de ordenado em falta até junho. O facto de a reunião entre os dirigentes brasileiros e o treinador das águias se ter tornada pública para que depois fosse rejeitada publicamente a abordagem terá sido uma última gota que levou à desistência.

Pizzi teve discussão no balneário do Dragão, foi afastado por Jesus no regresso e treinou à parte do plantel no Seixal

E quando é que isso aconteceu? Este fim de semana, sete dias depois do encontro confirmado na altura pelo Observador entre a delegação do Flamengo e Paulo Sousa onde, no final, os responsáveis brasileiros saíram com a convicção de que seria possível convencer o selecionador polaco a prescindir da realização do playoff de apuramento para o Mundial de 2022, em março. “Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, chegou a escrever Marcos Braz, vice para o futebol, na madrugada deste domingo, numa mensagem nas redes sociais que seria apagada pouco depois.

30 jogos com 30 golos sofridos, quinta partida com três ou mais golos consentidos e o pedido de desculpas de Grimaldo

Além de Paulo Sousa, que esteve cerca de seis horas reunido na sua casa perto de Fátima com Marco Braz e Bruno Spindel e que sabia pelos próprios que haveria um encontro com Jorge Jesus (com o então ainda selecionador da Polónia a mostrar compreensão com isso), o Flamengo teve também conversas com outros dois treinadores: Paulo Fonseca e Rui Vitória. Em paralelo, também o clube carioca ficou a saber que Paulo Sousa estava a ser disputado com o Internacional de Porto Alegre, um interesse com mais tempo. O contrato, com a validade de dois anos, ficou mesmo alinhavado e tudo aponta para que, a partir desta quarta-feira, a época de 2022 comece a ser preparada já com Paulo Sousa na liderança da equipa.