Pelo menos oito pessoas morreram esmagadas e cerca de 50 ficaram feridas num estádio camaronês, onde na segunda-feira aconteceu o jogo Camarões-Comores para o Campeonato Africano das Nações, de acordo com a emissora pública Rádio Televisão Camarões.

A debandada aconteceu quando a multidão tentou entrar no Estádio Olembe, na cidade de Iaundé, capital dos Camarões, de maneira a assistir ao jogo dos oitavos-de-final do CAN, que opôs o país anfitrião às Ilhas Comores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

12 casos de Covid-19, o lateral na baliza, um vermelho aos 5′ e a lutar até ao fim – Ilhas Comores tiveram a sua “vitória”

O número de vítimas mortais pode aumentar nas próximas horas, segundo Naseri Paul Biya, governador da região central de Camarões, uma vez que cerca de 50 pessoas feridas pelo esmagamento deram entrada no hospital mais próximo do estádio.

De acordo com The Guardian, as autoridades explicam que cerca de 50 mil pessoas tentaram assistir ao jogo de futebol. Embora o estádio pudesse receber até 60 mil, o mesmo não estava autorizado a exceder os 80% de capacidade devido às restrições de combate à pandemia.

Entretanto, a Confederação Africana de Futebol emitiu um comunicado onde diz estar ocorrente do incidente e a investigar a situação, bem como a tentar reunir “mais detalhes sobre o que aconteceu”. A CAF garante ainda estar em “constante comunicação” com o governo de Camarões e comité organizador local.