790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Número de novos casos de Covid-19 continua a baixar em Portugal: em duas semanas, caíram para menos de metade

Este artigo tem mais de 2 anos

Nas últimas duas semanas, o número de novos casos em Portugal caiu para menos de metade. Há sete dias estavam quase mais 400 infetados em hospitais. Região Centro com quase tantos casos como Norte.

Lisboa e Vale do Tejo é a região com mais novos casos de infeção detetados no país, seguindo-se a região Norte (a segunda mais habituada) e, já muito próxima, a região Centro
i

Lisboa e Vale do Tejo é a região com mais novos casos de infeção detetados no país, seguindo-se a região Norte (a segunda mais habituada) e, já muito próxima, a região Centro

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Lisboa e Vale do Tejo é a região com mais novos casos de infeção detetados no país, seguindo-se a região Norte (a segunda mais habituada) e, já muito próxima, a região Centro

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

As autoridades de saúde em Portugal detetaram mais 7.107 infeções por SARS-CoV-2 ao longo das últimas 24 horas. Nesse mesmo período (ao longo de sábado, 26 de fevereiro), morreram no país 38 pessoas infetadas por esta nova estirpe de coronavírus.

Estes são os dados mais recentes relativos à evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal e constam de mais um boletim diário da Direção Geral da Saúde, divulgado este domingo. Nota editorial: Os números do boletim diário da DGS devem ser lidos tendo em conta duas limitações, que o Observador explica aqui: os valores de internamentos Covid incluem um número substancial de doentes hospitalizados por outras doenças; e há hospitais a seguirem critérios diferentes de contabilização de mortos Covid.

Os números mais recentes voltam a confirmar a tendência de decréscimo em Portugal da propagação do vírus causador da doença Covid-19. Face ao mesmo dia da última semana, por exemplo, houve uma diminuição do número de novas infeções detetadas e confirmadas.

No último domingo, 20 de fevereiro, a Direção Geral da Saúde tinha comunicado 9.360 novos casos confirmados nas 24 horas anteriores. Este domingo, 27, há registo de 7.107 novos casos — menos 2.253, portanto, do que no mesmo dia da semana passada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há duas semanas, no domingo de 13 de fevereiro, as autoridades de saúde em Portugal reportavam mais de 16 mil novos casos de infeção detetados em 24 horas — mais do dobro do número de novos casos comunicados este domingo, 27.

Média de casos diários caiu para menos de metade em 2 semanas

Já atendendo aos números mais recentes, Portugal teve uma média de 10.146 novos casos diários de infeção ao longo dos últimos sete dias.

Para se perceber a trajetória descendente, basta dizer que há uma semana (domingo, 20) a média de novos casos confirmados nos sete dias anteriores era de 14.590 novas infeções a cada 24 oras — em média, mais 4.444 novos casos diários.

Há duas semanas — domingo, 13 de fevereiro —, a média de novos casos diários referente aos sete dias anteriores era de cerca de 24 mil novos casos diários.

Quase menos 400 infetados nos hospitais

O número de pessoas internadas com Covid-19 em Portugal aumentou ligeiramente nas últimas 24 horas, mas diminuiu muito significativamente se a comparação for feita a sete dias, com o mesmo dia (domingo) da semana passada.

Este domingo, estavam internadas em hospitais portugueses 1.396 pessoas infetadas (não necessariamente hospitalizadas devido à infeção), mais 18 do que 24 horas antes. Destes internados, 102 estavam em unidades de cuidados intensivos, dedicadas aos casos de desenvolvimento mais grave de doença.

O número de pessoas internadas que testaram positivo ao SARS-CoV-2 tem, porém, vindo a cair ao longo das últimas semanas. No mesmo dia da semana passada (domingo, 20 de fevereiro), a DGS reportava por exemplo que estavam hospitalizados em Portugal 1.788 infetados — quase mais 400 doentes (392).

Região Centro com quase tantos novos casos como o Norte

Lisboa e Vale do Tejo é a região do país com mais novos casos de infeção por Covid-19: nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde identificaram 2.531 novos casos nesta região do país.

Na região Norte, a segunda mais habitada do país, foram detetados menos novos casos, 1.535 — e pouco mais do que na região Centro, onde foram detetadas 1.478 novas infeções.

No Algarve foram reportados 424 novos casos, nos Açores 408, no Alentejo 393 e na Madeira 338.

Centro é a região com mais mortes nas últimas 24h

A região Centro é também aquela onde ao longo das 24 horas de este sábado, morreram mais pessoas infetadas pelo novo coronavírus: há 10 mortes atribuídas à Covid-19 neste período.

Quer na região Norte quer na região de Lisboa e Vale do Tejo (as mais habitadas do país) morreram nas últimas 24 horas nove pessoas infetadas pelo novo coronavírus.

Há ainda quatro mortes a lamentar no Alentejo, duas no Algarve, duas nos Açores e duas na Madeira.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora