790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Biden comete aparente gafe: em base da NATO, diz a soldados americanos que vão para a Ucrânia

Este artigo tem mais de 2 anos

"Vão ver quando lá estiverem. Vão ver mulheres e jovens a colocar-se à frente do raio dos tanques, a dizer: não saio daqui", disse Biden a soldados americanos que estão na Polónia. Terá sido uma gafe.

The President Of The United States Visits Poland
i

O Presidente dos EUA acabado de chegar a um aeroporto de Rzeszow, na Polónia

Omar Marques/Getty Images

O Presidente dos EUA acabado de chegar a um aeroporto de Rzeszow, na Polónia

Omar Marques/Getty Images

O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, terá cometido uma aparente gafe esta sexta-feira, quando falava a soldados norte-americanos na Polónia — mais especificamente numa base da NATO na cidade polaca de Rzeszow.

Num momento em que elogiava a resistência ucraniana à invasão russa, Biden particularizou sublinhando como o “cidadão comum” tem protestado contra a ocupação e resistido às forças russas: “Vão ver quando lá estiverem. Vão ver mulheres e jovens a colocar-se à frente do raio dos tanques, a dizer: não saio daqui”.

Apesar de Biden não ter corrigido logo naquele momento a declaração, um porta-voz da Casa Branca reiterou posteriormente aquela que tem sido a posição oficial dos EUA: o país não planeia entrar em território ucraniano e só intervirá no conflito se um país da NATO for atacado. “O Presidente tem sido claro ao dizer que não vamos enviar tropas dos Estados Unidos para a Ucrânia e não há nenhuma mudança sobre essa posição”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Da pizza ao “poder do nosso exemplo”: Biden à mesa com soldados na Polónia

Na Polónia, o Presidente dos EUA, Joe Biden, encontrou-se esta sexta-feira com soldados norte-americanos e acabou a matar a fome com uma fatia de pizza. “Se vão começar a comer, vou sentar-me e comer qualquer coisa. Pode ser?”, perguntou, não se fazendo rogado.

Os Estados Unidos da América têm atualmente 10.500 soldados na Polónia e 100 mil soldados destacados para a Europa, onde está atualmente a decorrer uma guerra na sequência da invasão militar da Rússia à Ucrânia.

O encontro de Biden com os soldados norte-americanos aconteceu na cidade polaca de Rzeszow. Durante esse encontro, o Presidente dos EUA apontou, de acordo com o site informativo e especializado na política norte-americana The Hill: “Para as nossas estruturas organizacionais, a questão que se coloca é: daqui a dez ou 15 anos, o que vai prevalecer: as democracias e os valores que partilhamos ou os regimes autocráticos? É verdadeiramente isso que está em causa”.

President Biden Departs White House For Brussels

O Presidente dos EUA, Joe Biden, na Polónia

Chen Mengtong/China News Service via Getty Images

“Estamos no meio de uma luta entre as democracias e os oligarcas. O resto do mundo olha para nós porque não apenas lideramos pelo exemplo do nosso poder mas pelo poder do nosso exemplo”, acrescentou Biden. E agradeceu a quem decidiu escolher a Defesa como carreira nos EUA: “Vocês representam 1% do povo americano. Nenhum de vocês tem de estar aqui, todos vós decidiram estar aqui pelo vosso país”, referiu, notando que os 99% de norte-americanos estão “em dívida” com os seus soldados.

Ainda na Polónia, Biden apontou durante uma reunião centrada na ajuda humanitária aos refugiados ucranianos: “Estou aqui para avaliar a situação humanitária e, francamente, parte da minha deceção deve-se ao facto de não poder vê-lo em primeira mão como sucedeu em outros lugares”.

“Não me deixam, suponho que é compreensível, cruzar a fronteira, e observar o que está a acontecer na Ucrânia”, acrescentou o Presidente norte-americano.

Biden não repetirá assim o que fez há 20 dias o secretário de Estado, Antony Blinken, que em 5 de março cruzou brevemente a fronteira para se reunir com o seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba.

O Presidente norte-americano encontrou-se também com o seu homólogo polaco Andrzej Duda e disse estar emocionado com as imagens que viu de locais como Mariupol: “Parece ficção científica, ligar a televisão e ver como estão algumas destas cidades“.

Biden elogiou ainda a “valentia, paixão e resiliência” do povo ucraniano, e a “coragem” de muitos civis perante a invasão russa, referindo mesmo: “Quando vês uma mulher de 30 anos de pé frente a um tanque com uma espingarda… Recorda o que se passou na praça Tiananmen ao quadrado”. A declaração era uma alusão ao “homem do tanque” no decurso da repressão aos protestos contra o regime chinês.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora