O arranque da produção do novo CX-60, o primeiro modelo da Mazda com tecnologia híbrida plug-in (PHEV), teve direito a festa no Japão, antecipando a saída do navio que transportará o primeiro carregamento para a Europa, o que está previsto acontecer já a 26 de Abril, a partir do porto de Nakanoseki.

A versão europeia do Mazda CX-60 é produzida na província japonesa de Yamaguchi, na fábrica de Hofu No. 2, e foi aí que se juntaram o presidente e CEO da Mazda, Akira Marumoto, e o presidente do comité executivo do sindicato dos trabalhadores, Satoru Harada, para assinalar esta nova etapa da marca, que aposta numa nova família de modelos SUV, do segmento médio/superior e superior.

Este é o CX-60, o primeiro híbrido plug-in da Mazda

Depois do CX-60, este ano, para o próximo os holofotes estarão concentrados no CX-80, maior e com capacidade para transportar sete ocupantes. Ambos recorrem à nova plataforma Large Architecture, com motor longitudinal e tracção traseira ou 4×4, base esta que lhes permitirá oferecer versões PHEV, mais interessantes pelos baixos consumos (se a bateria for recarregada) e beneficiadas pela fiscalidade.

A versão PHEV do CX-60 associa o  Skyactiv-G 2.5 de quatro cilindros a gasolina e injecção directa, com 191 cv, a um motor eléctrico de 100 kW (136 cv), para entregar uma potência combinada de 327 cv e 500 Nm de binário. A unidade eléctrica é alimentada por uma bateria com 17,8 kWh de capacidade bruta (14,5 kWh úteis), que permite ao SUV nipónico percorrer 63 km em modo exclusivamente eléctrico. Paralelamente, o consumo de combustível homologado em WLTP é de 1,5 l/100 km, a que correspondem emissões de CO2 de 33 g/km.

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