O secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse esta quarta-feira não acreditar que o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, queira enfrentar militarmente a NATO.

“Aos analisarmos os cálculos de Putin, na minha opinião — e tenho certeza que o Presidente tem a sua própria opinião —  é que a Rússia não quer enfrentar a aliança da NATO”, disse Lloyd Austin, que é citado pela agência Reuters.

Os EUA salientaram ainda que Moscovo permanece a lutar para alcançar os seus objetivos na Ucrânia, 77 dias após o início da guerra.

Mapa da guerra. O que aconteceu no 77.º dia do conflito na Ucrânia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Questionado sobre a utilização de mísseis hipersónicos no conflito entre a Ucrânia e a Rússia, Lloyd Austin disse acreditar que Putin usou “este tipo de armas há semanas”, mas que os lançamentos não refletiram “uma grande mudança” no decurso guerra, noticia o jornal norte-americano The Hill.

“Putin tem opções… pode lançar um ataque cibernético e utilizar armas químicas”, acrescentou alertando para a necessidade de ter “atenção” para ver qual é a “decisão” que o Presidente russo toma. “Mas não acho que isso o leve necessariamente a utilizar uma arma nuclear”, concluiu.

O Secretário da Defesa de Joe Biden já tinha, em março, minimizado a eficácia do míssil hipersónico Kinzhal ao afirmar que “não o via como revolucionário”. O Presidente dos EUA, por sua vez, disse que era “uma arma importante” e que “é quase impossível travá-la”.

O que são os mísseis hipersónicos que a Rússia diz ter usado na Ucrânia?