O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, afirmou esta terça-feira, de acordo com a agência estatal russa RIA Novosti, que Moscovo tinha abrandado intencionalmente o ritmo da guerra na Ucrânia para permitir a evacuação de civis.

As tropas russas, ao contrário das Forças Armadas da Ucrânia, não atacam as infraestruturas civis onde as pessoas possas estar”, disse o ministro russo. Sergei Shoigu, como os restantes membros do governo russo, referiu-se à guerra como “operação especial na Ucrânia”.

As posições de tiro e as instalações militares do inimigo são atingidas com a ajuda de armas de alta precisão“, sublinhou, contrariando deste modo o relato de vários bombardeamentos indiscriminados na Ucrânia.

Sergei Shoigu afirmou ainda que os países do Ocidente estariam a enviar conselheiros militares, assim como soldados de empresas militares privadas para a Ucrânia, com o número de mercenários estrangeiros a ultrapassar os seis mil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, as tropas de Moscovo têm atacado apenas as infraestruturas militares da Ucrânia, assim como os soldados ucranianos.

Ontem, contudo, a comissário do parlamento da Ucrânia para os Direitos Humanos, Liudmyla Denisova, denunciou vários casos de violações sexuais de soldados russos a crianças ucranianas na cidade de Oleksandrivka, tendo algumas das vítimas acabado por morrer em consequência dos ferimentos.

Kiev denuncia morte de crianças vítimas de violência sexual de soldados russos em Oleksandrivka