A empresa Almina, concessionária das minas de Aljustrel (Beja), revelou, esta segunda-feira, que abriu um inquérito de investigação para determinar as causas do acidente em que morreu um trabalhador, ocorrido durante a tarde.

Trabalhador das minas de Aljustrel morre em acidente de trabalho

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Almina – Minas do Alentejo explicou que a vítima mortal do acidente foi “um trabalhador de uma empresa prestadora de serviços nas instalações da Britagem de Superfície”, no complexo mineiro de Aljustrel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O trabalhador foi imediatamente assistido no local pelas nossas equipas, médica e de resgaste mineiro”, indicou.

Logo após o acidente, “foram acionados os mecanismos de emergência e reação previstos e alertadas as autoridades competentes, que procederam em conformidade”, acrescentou.

No comunicado, a empresa lamentou “profundamente” o sucedido e expressou a sua “total solidariedade e apoio” aos familiares da vítima, endereçando as “mais sentidas condolências”.

O acidente de trabalho nas minas de Aljustrel vitimou um jovem, de 20 anos, revelaram à Lusa fontes do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja e do Comando Territorial de Beja da GNR.

O alerta para o acidente foi dado aos bombeiros às 17h48 e o óbito foi declarado no local pela equipa da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Beja do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), acrescentou o CDOS.

Contactada igualmente pela Lusa, fonte da Unidade Local do Litoral e Baixo Alentejo da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) disse que o acidente de trabalho mortal ocorreu “à superfície, num tapete rolante”.

Uma equipa de inspetores da ACT deslocou-se para o complexo mineiro, após o sinistro, para proceder a averiguações.

Para o acidente foram mobilizados oito operacionais, apoiados por quatro veículos, dos bombeiros, GNR e INEM, incluindo, além da VMER, a ambulância de suporte imediato de vida de Castro Verde.