Diogo Lacerda Machado continua na aviação. Depois de ter saído em abril de 2021 da administração da TAP, o advogado que negociou a reversão da privatização da TAP para o Estado e que é amigo de António Costa entrou agora numa outra companhia aérea.

É, desde 1 de julho, administrador da Euroatlantic, a companhia que opera voos charters, função que, segundo o portal da Justiça, é para completar a administração no ano de 2022. A designação de Lacerda Machado consta dos registos comerciais, conforme confirmou o Observador, depois do Eco ter avançado com a notícia.

Fonte: Atos societários

Lacerda Machado demitiu-se da TAP mesmo antes do seu mandato acabar e antes de ser conhecida a atual administração. Ainda Miguel Frasquilho estava como “chairman” e Ramiro Sequeira CEO interino. Saiu, na mesma altura, de Esmeralda Dourado, o que, na altura, foi atribuído à relação com Pedro Nuno Santos, ministro da tutela. Aliás o Expresso chegou a escrever que o ministro das Infraestruturas e o representante do Governo na TAP (Lacerda Machado) “andaram meses em rota de colisão sobre a estratégia para a empresa”, tendo António Costa chegado a “intervir para corrigir o ministro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda estava na administração da TAP e Lacerda Machado associou-se à Pioneer Point Partners — uma das empresas do consórcio que vai investir 3,5 mil milhões de euros num megacentro de processamento de dados em Sines — como consultor.

Lacerda Machado contratado como consultor para o megacentro de dados em Sines enquanto ainda estava na TAP

O seu nome já tinha estado envolvido em polémica por ter tido esse papel na negociação com os acionistas privados da TAP, pelo Governo, sem contrato escrito. O que, aliás, o levou a ter de dar explicações no Parlamento.  Acabou mais tarde na administração da transportadora aérea. Foi nessa audição no Parlamento que Lacerda Machado quis mostrar ser conhecedor do setor da aviação, dizendo que até podia dizer os nomes e matrículas de aviões da TAP.

Negociador de António Costa. “Não preciso de ter contrato para ser mais honesto e sério”

Além desse processo, Lacerda Machado esteve envolvido nas negociações com os lesados do BES e no conflito de Isabel dos Santos com o BPI. Mais recentemente foi notícia a sua presença no conselho de administração da Mystic Invest, de Mário Ferreira, que garantiu um empréstimo de 40 milhões do Banco de Fomento, mas que acabou por rejeitar.

A Euroatlantic foi fundada em 1993. Chegou a ter o grupo Pestana como acionista da companhia fundada por Tomaz Metello. Em 2019, foi comprada pela I-Jet Aviation, controlada pelo libanês Abed El-Jaouni e pela companhia Njord Partners.

“Mon ami” Diogo Lacerda Machado