O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse, esta sexta-feira, estar “chocado” com o facto de Israel não ter fornecido nenhum armamento à Ucrânia desde o início do conflito. “Não entendo o que se passa com Israel. Não entendo por que motivo é que eles não nos podem fornecer meios antiaéreos.”

Em entrevista ao jornal francês Ouest France, o chefe de Estado ucraniano, que é judeu, assinalou que não “culpa os líderes” do país, mas destacou que “anota os factos”: “Houve várias conversas com os líderes de Israel e isso não ajudou a Ucrânia”.

“Pode ver-se a influência da Rússia em Israel”, atirou Volodymyr Zelensky, que ressalvou, ainda assim, que o povo israelita é solidário com a causa ucraniana.

No que diz respeito à China, o Presidente ucraniano sublinhou que Pequim mantém uma posição “ambígua” na relação com a Ucrânia. “Antes da invasão, havia canais de comunicação entre os países, havia muita cooperação económica e comercial.”

No entanto, isso mudou. “Não temos, no momento, nenhum canal de comunicação com a China”, adiantou Zelensky, dizendo que isso é uma “pena”. Espera também que, no futuro, Pequim possa “ajudar” Kiev na guerra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR