Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Um avião de combate russo terá disparado acidentalmente um míssil nas proximidades de uma aeronave da força aérea do Reino Unido. De acordo com o ministro da Defesa britânico, o incidente terá ocorrido devido a um “erro técnico”.

O caso aconteceu a 29 de setembro, quando um avião de patrulha RC-135 Rivet Joint, da Royal Air Force (RAF) se terá cruzado com dois caças SU-27 russos, numa ação de rotina no Mar Negro. Durante a interação, que durou cerca de 90 minutos, um dos aviões terá disparado um míssil sobre a aeronave britânica.

Citado pelo The Guardian durante a sua intervenção na Câmara dos Comuns, Ben Wallace disse que as missões de patrulha foram imediatamente suspensas, e que tratou de entrar em contacto com o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, para pedir explicações sobre o sucedido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na carta que enviei, deixei claro que o avião da RAF não estava armado, e seguia em espaço aéreo internacional, numa rota de voo previamente anunciada”, referiu o responsável britânico.

A Rússia terá confirmado a ocorrência, justificando-se com um “erro técnico”. Uma investigação dos serviços britânicos foi “consistente” com esta explicação, e confirmou que não se tratou de uma ação deliberada. “Não consideramos isto uma escalada deliberada por parte dos russos”, assegurou Wallace.

O responsável pela pasta da Defesa britânico advertiu no entanto que o caso “ilustra as proporções que estes incidentes podem tomar quando se usam caças da forma como a Rússia os tem usado nos últimos tempos”. As patrulhas já foram entretanto retomadas. No entanto, as aeronaves britânicas passarão a ser escoltadas por aviões caça, para prevenir incidentes futuros.