Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, tornou público o convite feito ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para este discursar no Congresso norte-americano esta quarta-feira.

“Senhor Presidente, é com imenso respeito e admiração pela sua extraordinária liderança que estendo, em nome do congresso bipartidário, um convite para que se discurse numa reunião conjunta do Congresso na quarta-feira”, pode ler-se na carta enviada por Pelosi a Zelensky.

Na missiva, Pelosi destacou a resiliência do povo ucraniano durante os dez meses de guerra, acrescentando que a luta da Ucrânia “é a luta pela própria democracia”.

Os EUA e o mundo estão admirados com o heroísmo do povo ucraniano, que, face às atrocidades horríveis de Putin, luta pela liberdade e inspirara o mundo com a sua vontade de ferro e espírito inquebrável”, afirmou.

O chefe de Estado ucraniano esta está quarta-feira de viagem para os EUA, onde tem encontro marcado com o homólogo norte-americano, Joe Biden. Na terça-feira, antes de ser anunciada a visita de Zelensky a Washington, a líder da câmara dos representantes já tinha dirigido uma carta a todos os congressistas, pedindo-lhes para estarem presentes na última sessão “especial” do congresso deste ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR