Nápoles está a ferro e fogo. A cidade italiana, que esta quarta-feira acolhe o jogo da segunda mão da Liga dos Campeões entre Nápoles e Eintracht Frankfurt, foi tomada de assalto por centenas de adeptos do clube visitante que viajaram desde a Alemanha — isto apesar de não terem bilhete, uma vez que as autoridades locais tinham proibido os adeptos visitantes de assistirem ao jogo no Estádio Diego Armando Maradona.

Desde o início da tarde, confrontos entre adeptos irromperam pelas ruas, com a polícia a atuar sobre a violência para tentar restabelecer a ordem. No centro dos incidentes estão grupos de adeptos radicais dos dois clubes que entram esta quarta em campo, bem como vários ultras da Atalanta, rival do Nápoles e que tem uma relação de amizade com a claque alemã — juntando-se por isso aos de Frankfurt nos confrontos.

Vídeos nas redes sociais mostram o caos na cidade ao longo das últimas horas, com vários grupos de adeptos a envolverem-se em confrontos físicos, arremessando tochas e cadeiras uns contra os outros e até contra o dispositivo policial — cerca de 800 agentes de segurança foram destacados para manter os ultras alemães em ordem.

Este é já o segundo episódio de confrontos na eliminatória entre os dois clubes. Na sequência dos confrontos da primeira mão, em Frankfurt (partida que o Nápoles venceu por 2-0) e que resultaram em várias detenções as autoridades da cidade italiana, determinaram a proibição da venda de bilhetes a residentes da cidade alemã.

O Eintracht repudiou a decisão e, em comunicado, renunciou à sua parte dos bilhetes para o jogo da segunda mão. A bancada visitante do Estádio Diego Armando Maradona irá, assim, permanecer fechada para o jogo desta quarta-feira.

Apesar disso, espera-se que muitos dos adeptos que viajaram para Nápoles consigam entrar no recinto, infiltrados como adeptos da equipa da casa. Muitos terão conseguido comprar bilhete por outras vias, nomeadamente através da relação de amizade existente entre as claques do Frankfurt e da Atalanta. Os confrontos podem, por isso, continuar noite dentro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR