Dificilmente existiria uma forma mais clara, direta e honesta de assumir o falhanço total de uma temporada: o Chelsea decidiu cancelar a habitual cerimónia de entrega de prémios que realiza no fim da época por considerar “inapropriado” realizar a gala depois de a equipa principal de futebol ter falhado todos os objetivos possíveis e imagináveis.

De acordo com o jornal Evening Standard, que adianta a notícia esta quarta-feira, nem o sucesso da equipa feminina — que está perto de se sagrar tetracampeã inglesa, conquistou a Taça e chegou às meias-finais da Liga dos Campeões — convenceu a cúpula londrina liderada por Todd Boehly a celebrar algo que fosse em Stamford Bridge no fim da atual temporada.

Gastaram mais de 600 milhões para entrarem na história. Estão quase: este é o pior Chelsea de sempre (e agora foi “atropelado” pelo Arsenal)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os prémios previstos serão entregues, tanto à equipa masculina como à feminina, mas num momento simples e desprovido de tanta atenção mediática antes da receção ao Newcastle na última jornada da Premier League. O Chelsea está atualmente no 12.ª lugar da liga inglesa, a 15 pontos das posições de apuramento para as competições europeias, e já tem como garantido que vai registar a pontuação mais baixa da história do clube na era Premier League.

Apesar do brutal e exacerbado investimento tanto no mercado de verão como no de inverno, com várias contratações acima dos 50 milhões de euros como Enzo Fernández (121 milhões), Wesley Fofana (80 milhões) ou Mudryk (70 milhões), os londrinos nunca conseguiram atingir o sucesso desportivo pretendido e somaram uma única vitória (e um golo marcado) ao longo de mês e meio, entre o meio de janeiro e o início de março.

“Ou são as pessoas mais espertas ou as mais estúpidas, não há meio termo”: a política de contratações do Chelsea, por Gary Neville

Thomas Tuchel foi despedido logo em setembro e substituído por Graham Potter, que vinha a realizar um bom trabalho no Brighton, mas o treinador britânico também só durou até ao início de abril, altura em que foi dispensado e trocado pelo regresso de um interino Frank Lampard, que leva uma vitória em nove jogos. Mauricio Pochettino é o mais do que provável nome que se segue no Chelsea, voltando a Inglaterra e à Premier League para tentar comandar um barco que está claramente sem rumo.