Joe Biden protagonizou mais um momento caricato. Esta quinta-feira, depois de dar os parabéns aos novos graduados da Academia da Força Aérea dos EUA, o Presidente norte-americano tropeçou e caiu em palco, tendo de ser ajudado a levantar pelos oficiais que o acompanhavam em palco.

Biden tinha acabado de discursar durante a cerimónia de formatura, e de ter cumprimentado o último dos 920 cadetes, e preparava-se para abandonar o púlpito para regressar ao seu lugar na plateia. A saída correu mal com o chefe de Estado a tropeçar num contrapeso, colocado em palco para segurar o microfone, e a cair de joelhos.

O Presidente norte-americano levantou-se rapidamente, auxiliado por membros da Força Aérea e dos Serviços Secretos em palco, e o evento prosseguiu sem mais percalços.

O diretor de comunicação da Casa Branca confirmou mais tarde que tudo não passou de um susto. “Ele está bem. Havia um saco de areia em palco quando ele estava a cumprimentar os cadetes”, referiu Ben LaBolt, citado pelo Washington Post.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No aeroporto de regresso a Washington, Biden foi filmado a subir as escadas para o Air Force One, sem tropeções, desta vez. A chefe de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse depois que o Presidente estava bem e que tinha “embarcado com um grande sorriso”.

Quem também não deixou passar a oportunidade para comentar a queda foi Donald Trump. O ex-Presidente e atual candidato pareceu ser informado do sucedido em palco, e aproveitou para ironizar.

Ele caiu mesmo? Bem, espero que não se tenha magoado… Mas a cena é toda de loucos. Tens que ter cuidado com essas coisas, nem que tenhas de andar devagarinho, pé ante pé, por uma rampa” ironizou o candidato republicano, que várias vezes utiliza a sua plataforma para difundir teorias da conspiração acerca do estado físico e mental do atual Presidente.