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Algumas estações de rádio e de televisão em zonas fronteiriças da Rússia transmitiram uma mensagem de emergência onde o Presidente da Rússia estaria a anunciar a lei marcial devido a uma ameaça ucraniana. Afinal, a mensagem era falsa, tratando-se de um “deepfake” – uma imitação digital da voz e da imagem de Vladimir Putin.

“Hoje, às quatro da manhã, as forças ucranianas, com o apoio de Washington, entraram nos territórios de Kursk, Belgorod e Bryansk”, dizia o suposto Putin na mensagem, escreve o Politico. Além de declarar a lei marcial, também era feita uma mobilização de emergência da população russa, dirigida aos homens, que eram chamados a “derrotar o inimigo perigoso e pérfido”.

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As dúvidas devido ao realismo da imagem levaram o Kremlin a fazer um comunicado à imprensa russa. A TASS, um meio de comunicação controlado por Moscovo, indica que “Putin não fez uma aparição de emergência na TV e na rádio a 5 de junho”.

O Kremlin anunciou que está a investigar o assunto, considerando que se tratou de um ataque informático dirigido a estes meios de difusão. “Houve um ataque informático em algumas regiões”, disse Dmitry Peskov, o porta-voz do Kremlin, em declarações citadas pela TASS.

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Esta não é a primeira vez em que são usados “deepfakes” no contexto de guerra. No primeiro mês de guerra, circulou nas redes sociais um vídeo de um falso Zelensky, onde supostamente era anunciada a rendição da Ucrânia.

“Deepfake”. Vídeo falso de Zelensky a render-se colocado por “hackers” em televisão ucraniana

Meses depois, foi notícia a forma como os responsáveis de cidades como Berlim, Madrid ou Viena foram enganados por um “deepfake” de Vitali Klitschko, o autarca de Kiev.

“Deepfake” que se fazia passar por autarca de Kiev terá conseguido enganar políticos europeus

Os especialistas têm vindo a deixar alertas para o uso de “deepfakes” no fenómeno da desinformação. Esta tecnologia utiliza aprendizagem automática para conseguir assumir a identidade de outra pessoa, imitando a fisionomia, expressões e até a voz. Com o progresso tecnológico e a expansão da inteligência artificial, este género de vídeos está a ficar cada vez mais convincente.

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