Foi aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros, reunido em Évora, os edifícios da Reitoria e das faculdades de Letras e de Direito da Universidade de Lisboa como monumento nacional, incluindo o património móvel integrado, foi anunciado.

A classificação surge na sequência de uma proposta feita Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura que obteve, em setembro do ano passado, a concordância da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), e que foi depois apresentada à secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

Conjunto da Universidade de Lisboa proposto para Monumento Nacional

Os três edifícios foram projetados pelo arquiteto Porfírio Pardal Monteiro para a Cidade Universitária e construídos durante o período do Estado Novo. Encontram-se decorados com obras de arte integradas da autoria de diferentes artistas representativos do período, nomeadamente Almada Negreiros, Lino António e Leopoldo de Almeida.

No Conselho de Ministros, foram também classificados como monumento nacional o Edifício da Alfândega Nova, no Porto, e os Banhos Islâmicos de Loulé, no Algarve, e como monumento de interesse nacional a Igreja Matriz de Castro Verde, referenciada desde 1510.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR