O grupo de ativistas Extinction Rebellion quis protestar contra o uso excessivo de água para a manutenção dos campos de golfe, numa altura em que Espanha enfrenta uma seca a nível nacional. Num vídeo partilhado nas redes sociais este domingo, é possível ler que o “golfe consome mais água do que Madrid e Barcelona juntas” e que apenas “0,6% da população joga golfe, a outra sofre com a seca”.

O grupo de ativistas espanhóis apontou a mira a campos de golfe em vários pontos de Espanha, como Madrid, Barcelona, Valência, Navarra ou Ibiza. “Atuámos em dez campos de golfe em seis províncias espanholas com o objetivo de denunciar o desperdício de água que está associado ao golfe enquanto vivemos uma das piores secas da história”, acrescenta o grupo de ativistas nas redes sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas imagens é possível ver que em alguns dos campos foram deixados vegetais, desde cenouras a alfaces, em alguns casos com uma placa: “Alerta seca. Campo de golfe fechado pela justiça climática”.

De acordo com o grupo, um campo de golfe “precisa de mais de 100 mil litros de água por dia”. “Não é possível permitir este tipo de lazer elitista”, sublinha o Extinction Rebellion. Num comunicado, citado pelo Guardian, destacam que “Espanha está a secar e o mundo rural está a sofrer perdas que chegam aos milhões porque há falta de água para as culturas – tudo porque há um entretenimento que é escassamente apreciado por 0,6% da população.”

“As pessoas ricas e as suas atividades de lazer que devoram os recursos essenciais são um luxo que não podemos suportar”, terminam.