É um novo detalhe que pode reacender toda a polémica. De acordo com o jornal espanhol Relevo, as declarações de Jenni Hermoso em que a jogadora desvaloriza o beijo dado por Luis Rubiales foram falsificadas e divulgadas pelo departamento de comunicação da Real Federação Espanhola de Futebol [RFEF] sem nunca terem sido proferidas pela avançada.

O alegado comunicado de Jenni Hermoso surgiu logo durante a tarde de domingo, já depois de Luis Rubiales ter desvalorizado a situação e antes de acabar por pedir desculpa num vídeo publicado já esta segunda-feira. “Foi um gesto mútuo totalmente espontâneo devido à imensa alegria de ganhar um Campeonato do Mundo. O presidente e eu temos uma ótima relação, o comportamento em relação a todas nós tem sido excelente e foi um gesto natural de afeto e gratidão. Ganhámos um Mundial e vamos não nos desviar do que é importante”, teria dito a avançada de 33 anos em declarações divulgadas pela RFEF à agência EFE.

O beijo que Jenni não gostou tornou-se um caso em Espanha mas Rubiales ainda “gozou” com a situação no balneário

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que o Relevo indica é que, tendo noção da onda de críticas que já se estava a formar e que iria intensificar-se, o departamento de comunicação da RFEF optou por falsificar a curta declaração e difundi-la pelos meios de comunicação social sem que Jenni Hermoso se tivesse pronunciado. Adicionalmente, a mesma notícia revela que a jogadora dos mexicanos do Pachuca recusou aparecer ao lado de Luis Rubiales no vídeo em que o dirigente pede desculpa pelo episódio — que foi gravado ainda no aeroporto de Doha, na escala entre a Austrália e Espanha no voo de regresso a casa.

[Já saiu: pode ouvir aqui o terceiro episódio da série em podcast “Um Espião no Kremlin”, a história escondida de como Putin montou uma teia de poder e guerra. Pode ainda ouvir o primeiro episódio aqui e o segundo episódio aqui]

O presidente da RFEF terá pedido repetidamente a Jenni Hermoso que aparecesse ao seu lado no vídeo em questão, reiterando o “enorme carinho” que tem pela sua família, reconhecendo que tinha o cargo em risco e sublinhando a necessidade do seu apoio. A jogadora recusou várias vezes, garantindo só querer falar publicamente sobre a conquista do Mundial. Luis Rubiales ainda recorreu ao selecionador Jorge Vilda, que abordou os familiares de Hermoso que estavam presentes no avião para que a convencessem, mas a resposta não se alterou.

“Uma forma de violência sexual”, diz ministra. “Uma tontice de idiotas”, responde Rubiales – o caso do beijo pós-Mundial que abala Espanha

A ser verdade, as únicas palavras de Jenni Hermoso sobre todo o episódio são ainda as que podem ser ouvidas na transmissão em direto feita nas redes sociais ainda no balneário do estádio da final: “Não gostei, mas o que é que eu podia fazer?”. De recordar que, já esta terça-feira e à margem de uma conferência de imprensa para debater os apoios governativos, Pedro Sánchez qualificou a atitude de Luis Rubiales como “inaceitável”. “O pedido de desculpas não é suficiente. Não foi adequado, logo, tem de continuar a dar passos para aclarar o que vimos nos meios de comunicação”, disse o presidente do governo espanhol.

De recordar que esta não é a primeira vez que o entorno de Luis Rubiales é acusado de falsificação de documentos ou declarações. Em 2020, o presidente da RFEF e o seu braço direito no organismo, o secretário-geral Andreu Camps, tiveram de responder em tribunal pela alegada falsificação de documentos públicos. O caso dizia respeito a uma alegada modificação na ata de uma Assembleia-Geral enviada ao Conselho Superior dos Desportos, já que a missiva divulgada dizia que tinha sido aprovada a introdução de 19 membros escolhidos pela RFEF, a que se juntavam mais 120 eleitos, sendo que o assunto nem sequer tinha sido discutido na reunião em questão.

“Gesto inaceitável.” Sánchez critica beijo na boca de Rubiales a Jenni Hermoso: “Pedido de desculpa não é suficiente”