O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho exigiu esta sexta-feira a conclusão da A28 até Valença, Melgaço e Monção, para dar resposta ao crescimento da economia na região.

O Governo já nos anunciou a alta velocidade, que, ao que sabemos, terá o cuidado de uma estação em Ponte de Lima e outra em Valença, mas exigimos que seja agarrado todo o projeto de rodovia. Há 30 anos, quando se pensou a A28, ela estava pensada para continuar até Valença, vir até ao nó de Sapardos e derivar para Monção e Melgaço”, observou Manoel Batista, em declarações à Lusa à margem da apresentação do Mercatus – Agrupamento Europeu de Interesse Económico Transfronteiriço Galiza | Norte de Portugal.

O também presidente da autarquia de Melgaço diz que a conclusão da A28 é uma “exigência” que a região faz ao Governo “há três anos”.

Precisamos que isso aconteça”, sustentou.

Manoel Batista reconheceu que a obra não está prevista no Orçamento do Estado para 2024.

O compromisso da tutela é que, no próximo ano, haja uma conversa mais estreita com o território e os municípios para começar a avançar com o projeto”, afirmou.

Para o presidente da CIM, “Valença não pode estar sujeita à atual pressão rodoviária no centro da cidade com a circulação para Monção e Melgaço”.

Certamente, Valença não aguentará essa pressão quando aumentar exponencialmente o trânsito de mercadorias para aqueles territórios”, avisou.

O autarca assinalou que “a economia do Alto Minho tem crescido de uma forma extraordinária” e “vai crescer mais ainda porque estão criadas condições, nos municípios, para que essa industrialização se acelere”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para além do “prolongamento da A28”, que atualmente chega até Caminha, também a zona do Lima precisa de uma “melhoria da ligação entre Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, e a fronteira da Madalena, onde o trânsito de mercadorias acelera de forma muito grande”, observou.

Também o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, notou que “o Vale do Minho está a precisar que a A28 tenha continuidade, para chegar a Valença e, depois, a Monção e Melgaço”.

O autarca referiu que “em Valença é preciso fazer uma variante”.

Quem vem de sul para norte tem de passar no centro da cidade, nomeadamente camiões. É uma questão económica e ambiental”, defendeu.

O Mercatus — Agrupamento Europeu de Interesse Económico Transfronteiriço Galiza | Norte de Portugal é composto pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e pela Câmara de Comércio de Tui, para fomentar um “mercado único” entre as duas regiões.