Rudolph Isley, fundador dos Isley Brothers, com êxitos como “Shout”, “Twist and Shout” e “That Lady”, e membro do Rock and Roll Hall of Fame, morreu aos 84 anos.

Não há palavras para expressar os meus sentimentos e o amor que tenho pelo meu irmão. A nossa família sentirá falta dele. Mas sei que está num lugar melhor”, destacou Ronald Isley, num comunicado divulgado esta quinta-feira por um assessor dos Isley Brothers.

Natural de Cincinnati, no Estado norte-americano de Ohio, Rudolph Isley começou a cantar na igreja com os irmãos Ronald e O’Kelly, e ainda era adolescente quando alcançaram o êxito no final dos anos 1950 com “Shout”.

Os Isleys marcaram novamente o início dos anos 1960 com a igualmente espirituosa “Twist and Shout”, da qual os Beatles gostaram tanto que a usaram como música de encerramento do seu álbum de estreia e abriram com ela seu famoso espetáculo de 1965 no Shea Stadium, em Nova Iorque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outros sucessos dos Isleys incluíram “This Old Heart of Mine (Is Weak for You)”, posteriormente reeditado por Rod Stewart, e o vencedor do Grammy “It’s Your Thing”.

Na década de 1970, depois do irmão mais novo Ernest e Marvin se juntarem ao grupo, tiveram um sucesso ainda maior com singles como “That Lady” e “Fight the Power (Part 1)” e álbuns que venderam milhões de cópias como “The Heat Is On” e “Go for Your Guns”.

Rudolph Isley deixou o grupo em 1989, três anos após a morte repentina de O’Kelly Isley, para se tornar um ministro da comunhão cristão.

O artista estava entre os Isleys incluídos no Rock and Roll Hall of Fame, em 1992.