Os Estados Unidos ficaram mais estrelados na passada terça-feira com a primeira cerimónia do Guia Michelin que reúne Nova Iorque, Chicago e Washington. Juntas, as três cidades norte-americanas representam um total de 117 restaurantes com estrela Michelin.

O destaque vai para o Smyth, em Chicago, que, depois de em 2017 ter sido galardoado com o segundo astro, recebeu na semana passada o terceiro, passando assim a ser um dos 14 restaurantes com três estrelas Michelin nos EUA. “À frente do elegante Smyth estão os chefs John Shields e Karen Urie Shields. A cozinha desta dupla é atrevida e, muito vezes, vai para além dos limites, mas sempre impressionante. Os produtos de época, alguns procedentes diretamente da sua horta, são trabalhados com grande criatividade”, pode ler-se no comunicado do Guia.

As estrelas do Smyth não remetem apenas para as Michelin, com a cozinha deste restaurante a brilhar com os atores de The Bear. Foi este um dos cenários onde o elenco da série, que retrata a ansiedade e o stress vividos no dia-a-dia de um restaurante em Chicago, teve a oportunidade de treinar e de se aproximar o máximo possível da realidade de uma cozinha, desde o seu funcionamento, à linguagem usada, passando pela preparação dos alimentos. Por sua vez, Jeremy Allen White, que interpreta a personagem principal, afirmou em entrevista ao Axios que, na série, gostava que o seu restaurante — The Bear — acabasse mais parecido com o Smyth.

Também em Chicago, uma Estrela Verde foi atribuída ao restaurante Daisies, que não ficou sozinho: premiados pelo compromisso com a sustentabilidade ambiental foram ainda os restaurantes Dirt Candy e o Family Meal at Blue Hill, em Nova Iorque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Guia Michelin: estrelas vão ser anunciadas no Algarve em fevereiro de 2024

As estrelas continuaram a cair sobre esta última cidade, com os restaurantes de cozinha japonesa Odo e Sushi Noz a receberem a sua segunda estrela, cada um. “A ascensão do odo e do Sushi Noz foi tão rápida quanto surpreendente. Estes restaurantes destacam os ingredientes requintados, preparados com técnicas sofisticadas, meticulosamente apresentados e servidos por um pessoal atencioso”, explicou Gwendal Poullennec, diretor internacional dos Guias Michelin, citado no comunicado.

Por fim, Washington viu o Causa, de cozinha peruana, e o Rania, de cozinha indiana, a chegar à seleção de restaurantes com Estrela Michelin. “Estes importantes anúncios confirmam o posicionamento destas cidades entre os melhores lugares do mundo para viver magníficas experiências culinárias”, acrescentou Gwendal Poullennec.