Todos os anos é possível perceber as figuras e temas que mais curiosidade suscitaram aos portugueses através da lista de tendências feita pela Google, que elabora rankings sobre diferentes áreas de pesquisa.

Tal como noutros anos, é possível perceber as preocupações dos internautas portugueses com a economia e finanças pessoais, mas também com temas internacionais, como o conflito em Gaza. Não são revelados números absolutos de pesquisa, mas a tecnológica explica que elabora as classificações tendo em conta o crescimento face às pesquisas do ano passado.

No ranking nacional, António Costa foi a personalidade em que a tendência de pesquisa mais cresceu. Não é o único político na lista: Pedro Nuno Santos ocupa o sexto lugar e Galamba, que surge na lista apenas com o apelido, está no 10.º lugar. O cantor Pedro Mafama ocupa o segundo lugar da lista de nomes nacionais mais procurados e o ator João Catarré foi a terceira figura mais pesquisada, depois das dúvidas sobre o seu estado de saúde.

Já nos nomes internacionais, o Papa Francisco liderou num ano em que Portugal recebeu a Jornada Mundial da Juventude. O segundo lugar é ocupado por Shakira, que este ano esteve na ribalta por uma música de ‘vingança’ contra o ex-companheiro, Gerard Piqué. A divulgação de uma música repleta de referências ao futebolista espanhol, em janeiro, e à sua nova namorada, Clara Chia, geraram curiosidade. Chia figura no oitavo lugar dos nomes internacionais mais pesquisados do ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Shakira ao ataque: nova música aborda fim da relação com Piqué e arrasa ex-companheiro. Leia a letra polémica

Neste campeonato, também há espaço para o ator Jeremy Renner, a terceira figura mais pesquisada internacionalmente, que sofreu um grave acidente este ano. O caso do beijo de Luis Rubiales à jogadora de futebol Jenni Hermoso também gerou curiosidade – a futebolista foi o décimo nome mais pesquisado.

A Google elabora um ranking exclusivo para as figuras do futebol. A transferência milionária de Enzo Fernández do Benfica para o Chelsea por 121 milhões de euros chamou a atenção em janeiro, levando o jogador à figura de mais popular nas pesquisas da Google no país. O brasileiro Arthur Cabral foi o segundo mais pesquisado, à frente de João Moutinho. Piqué ficou pelo quarto lugar, possivelmente devido à música de Shakira. Cristiano Ronaldo ficou no último lugar da lista de jogadores mais pesquisados este ano, mas com um termo mais específico: “Cristiano Ronaldo Al Nassr”.

Enzo sai para o Chelsea, Bellerín é oficial, Vitinha bate recordes no Sp. Braga mas FC Porto desvia Navarro: o último dia de mercado

Ainda assim há outro pódio para o jogador madeirense, logo com medalha de ouro. No ano em que a pesquisa da Google completa 25 anos, a tecnológica quis perceber quais as figuras mais pesquisadas num quarto de século. “Cristiano Ronaldo foi o atleta mais pesquisado no Google nos últimos 25 anos globalmente, o que equivale a mais um título para a sua extensa lista de conquistas”, explica a tecnológica em comunicado.

Especial multimédia. As 7 vidas de Ronaldo que o tornam único (e a que começa depois do Mundial)

É normal que quando alguma figura conhecida morre haja um pico de pesquisas no Google, ao ponto de a tecnológica elaborar um top 10 apenas para essas figuras. O ator português Luís Aleluia liderou neste ranking, seguido pela cantora Tina Turner e por Matthew Perry, o eterno ‘Chandler’ da série Friends. Nota ainda para Rui Nabeiro, o fundador da Delta, no quinto lugar da lista.

Morreu Matthew Perry, o ator que interpretou “Chandler” na série “Friends”. Tinha 54 anos

“Barbie” e “Oppenheimer” foram líderes no entretenimento e Coldplay na música

Nas artes, a Google divide as tendências de pesquisa num top para programas, séries e filmes e outro apenas para a música.

Na primeira, o fenómeno “Barbenheimer”, com o lançamento dos dois filmes a 20 de julho, garantiu os dois lugares cimeiros. O filme “Oppenheimer” ficou no primeiro lugar e “Barbie” no segundo. A série portuguesa da Netflix “Rabo de Peixe“, passada nos Açores, ocupou o terceiro lugar. Nota ainda nesta lista para o regresso da série “Morangos com Açúcar“, no quarto lugar, e para “The Last of Us”, protagonizada por Pedro Pascal e Bella Ramsey, em sétimo lugar.

A natureza ganhou, a humanidade perdeu. E agora? Resta-nos ver “The Last Of Us”.

David Beckhman não está na tabela de jogadores de futebol, já que acabou a carreira profissional em 2013, mas ocupa o décimo lugar da tabela de programa, séries e filmes devido ao lançamento do seu documentário para a Netflix. O facto de uma das interações com a mulher, Victoria Beckham, se ter tornado viral nas redes sociais pode ter ajudado. Num dos momentos do documentário, o inglês pede à mulher que seja honesta sobre em que automóvel é que o pai a levava à escola em criança. “Um Rolls-Royce”, admitiu após várias insistências do marido.

“Beckham”: o futebolista, o egoísta e o apicultor

A ex-Spice Girl até passou a vender na sua marca uma t-shirt com a frase “o meu pai tinha um Rolls-Royce”, por 130 euros, depois do momento se tornar viral.

Na tabela musical, os concertos da banda britânica Coldplay em Coimbra garantiram a liderança. Pedro Mafama e a expressão “olarilolé, olarilolé” da música “Preço Certo” ficaram no segundo lugar e Shakira leva a medalha de bronze. Nota também para Mimicat, a quarta artista musical mais pesquisa devido à participação na final da Eurovisão.

Com marchas e bailaricos, Pedro Mafama fez da felicidade um disco

Hamas e ChatGPT lideraram a lista “o que é”

Não é um fenómeno exclusivo de Portugal, mas muitas vezes os internautas começam as pesquisas por “o que é”. Há anos que a Google já percebeu isso, elaborando por isso uma tabela só para as pesquisas começadas dessa forma.

Depois dos ataques de 7 de outubro a Israel, o mundo passou a falar diariamente sobre o grupo Hamas. As dúvidas foram tantas que colocaram o movimento radical palestiniano no topo desta lista, assim como termos como “o que é a Faixa de Gaza”, que ocupa o nono lugar.

O segundo lugar do top “o que é” foi ocupado pela questão “o que é o ChatGPT”, um chatbot de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, justamente uma rival da Google. O terceiro lugar das dúvidas foi para o termo implosão, depois de em junho o submersível “Titan” ter implodido numa expedição para ver os destroços do “Titanic”.

Submersível Titan sofreu “implosão catastrófica” sem deixar sobreviventes

Nota ainda para as perguntas sobre “o que é o lítio”, no quinto lugar, possivelmente um tema que surgiu o após a investigação da “Operação Influencer” ou para a dúvida sobre o Centro Ismaelita, depois do ataque em março, que matou duas pessoas em Lisboa.

O que têm em comum o lítio, o hidrogénio e um centro de dados? As ligações do caso que deitou abaixo o Governo de Costa

Os combustíveis, o IRS ou os certificados de aforro também têm lugar

No ano passado, os portugueses perguntaram ao Google sobre o IVAucher, o autovoucher ou o apoio extraordinário de 125 euros. Em 2023, a preocupação com a economia também continuou presente em algumas das questões, nomeadamente quando se fala de combustíveis.

A guerra, o autovoucher ou o apoio dos 125 euros. As grandes dúvidas dos portugueses no Google em 2022

Há uma tabela apenas para as perguntas marcadas por um “ou”, onde a questão “gasóleo sobe ou desce” é a rainha, seguida por “cara ou coroa google”, em que é lançada uma moeda virtual ao ar. No terceiro lugar, lança-se a pergunta sobre “vou pagar ou receber IRS em 2023”. Destaque também para as questões sobre o que poderá ser mais vantajoso a nível de investimentos, se os certificados de aforro ou de tesouro, no sétimo lugar.

A Google menciona ainda outras perguntas ligadas a medidas económicas que preocuparam os portugueses. “Como saber se vou receber os 600 euros”, “como validar faturas 2023” ou “como saber se tenho apoio à renda” são destacadas na lista de tendências de pesquisa do ano. A lista completa pode ser consultada nesta ligação.

Governo atualiza valores do abono de família