As direções do Jornal de Notícias e de O Jogo demitiram-se esta quinta-feira, segundo revelaram os respetivos Conselhos de Redação dos dois jornais em comunicado. As demissões nestes dois órgãos de comunicação acontecem dois dias depois da direção da TSF também ter apresentado o pedido de demissão. Todos pertencem ao grupo Global Media, que anunciou recentemente um despedimento de 150 a 200 trabalhadores.

“O Conselho de Redação do Jornal de Notícias tomou conhecimento, com grande consternação, da demissão da Direção do JN (…). Uma tomada de posição conjunta dos diretores que entendemos com um sinal inequívoco de que esta redação e quem a lidera não aceita que se possa denegrir publicamente um jornal, os seus leitores e até uma região e país“, refere o comunicado.

Direção da TSF demite-se menos de três meses depois de assumir funções

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Conselho de Redação do JN enaltece o esforço e a forma empenhada como os membros da direção aguentaram o jornal em “tempos tumultuosos”, “particularmente difíceis nos últimos meses”.

Também em comunicado, o Conselho de Redação do jornal O Jogo refere que foi com “grande tristeza e preocupação” que recebeu o anúncio da demissão do diretor Vítor Santos e do diretor-adjunto Jorge Maia. “A Direção sustentou a decisão na degradação das condições tecnológicas, funcionais e de recursos humanos, relevando uma vez mais o esforço e sacrifício de todos os jornalistas para garantir o bom desempenho de O JOGO em todas as plataformas. Os mesmos profissionais que têm sido duramente afetados nos últimos tempos por uma série de decisões e comunicações, com impacto profundo nas respetivas famílias”, sublinha.

A intenção de a Global Media avançar com um novo despedimento coletivo foi justificada pela administração com o objetivo de “contrariar uma situação financeira que dizem ser ‘muito complicada’”.