Numa conversa longa e variada entre o popular apresentador de televisão Jay Leno e o responsável pelo design da Tesla, Franz von Holzhausen, o segundo revelou ao primeiro que o construtor está a desenvolver um sistema de carga wireless (sem fios). Esta tecnologia de carregamento permite que o condutor apenas tenha de estacionar sobre uma placa e accionar o sistema que transfere energia da rede para as baterias do veículo.

Os carregadores a grande potência, capazes de fornecer energia de 250 a 350 kW, facilitam e muito o carregamento de veículos eléctricos, reduzindo a minutos operações que há cinco anos tardavam horas. Ainda assim, o acto de ir à bagageira buscar o cabo, para depois recolhê-lo por vezes sujo e molhado, ou manusear o cabo de um carregador ultra-rápido, pesado e nem sempre imaculado durante os dias de Inverno, é uma operação que não é considerada agradável pelos utilizadores de eléctricos a bateria.

Tesla sempre vai avançar com a “serpente de carga”

Para ultrapassar este transtorno, as soluções não abundam. Resumem-se a essencialmente duas, com a Tesla a já ter trabalhado numa, o braço robótico, e estar agora a desenvolver a segunda, a carga por indução. Consistindo num braço mecanizado que automaticamente liga o carregador ao automóvel, assim que o veículo pára junto ao posto de carga e abre a “tampa” de acesso à tomada do veículo, a primeira solução não parece ter entusiasmado os clientes, nem a indústria, apesar da facilitar a vida ao condutor, que não tem de sair do carro ou sujar as mãos. Já a carga wireless tem potencial para ser mais bem aceite.

A proposta da Tesla parece destinar-se à instalação em casa ou na empresa, facilitando a operação de carregamento. Implica a colocação de uma placa no solo, onde é montada uma bobina que gera um campo electromagnético, sendo que o veículo possui uma placa similar, igualmente com uma bobina, mas que aproveita o campo magnético criado para o converter em energia eléctrica, a qual é armazenada na bateria. Este sistema, que acarreta um custo adicional para ser instalado na casa e no veículo, poderá ser muito interessante para as empresas que se dedicam ao serviço de táxis, que assim poderiam recarregar enquanto aguardam por clientes. Pode ver o vídeo acima.

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