O derradeiro debate das eleições legislativas, que vai opor os líderes dos partidos com assento parlamentar, vai ter lugar no dia 26 de fevereiro, segunda-feira, às 10h00 — e será transmitido em simultâneo na Rádio Observador, na Antena 1, na Renascença e na TSF, que se juntaram para organizar o já tradicional Debate da Rádio. O debate pode ainda ser seguido, em direto e via streaming vídeo, nas plataformas digitais das respetivas rádios.

O Debate da Rádio em ambiente eleitoral começou em 2015, nas eleições legislativas, com o decisivo frente a frente entre António Costa e Pedro Passos Coelho, e prossegue agora com aquele que será o último debate das legislativas de 2024, com a presença dos líderes do PS, PSD, Chega, IL, PCP, BE, Livre e PAN.

À semelhança do que aconteceu nas legislativas de 2015 e 2019, as rádios convidaram ainda os líderes dos dois maiores partidos, PS e PSD, para um frente a frente. Luís Montenegro aceitou, Pedro Nuno Santos recusou o debate, pelo que o mesmo não se realizará. O líder do PS aceitou participar no debate entre os oito líderes partidários, mas não fazer um frente-a-frente apenas com o líder do PSD, o que significa que haverá um único debate entre os dois principais candidatos a primeiro-ministro (o que passará a 19 de fevereiro nas três televisões).

A moderação será da responsabilidade dos jornalistas Judith Meneses e Sousa, da TSF, Natália Carvalho, da Antena 1, Rui Pedro Antunes, do Observador, e Susana Martins, da Renascença.

As quatro rádios envolvidas — Antena 1, Observador, Renascença e TSF — somam, em conjunto,  cerca de 16% de audiência acumulada de véspera, atingindo diariamente mais de um milhão e trezentas mil pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR