Um farmacêutico, com 33 anos, foi detido na quarta-feira na freguesia de Alvalade, em Lisboa, por burlar em cerca de 20.000 euros clientes idosos que iam levantar medicamentos à farmácia onde trabalhava, anunciou esta sexta-feira a PSP.

Numa nota, a polícia esclareceu que o detido é suspeito de crimes de furto e burla informática por, ao longo dos últimos dois meses, se ter apoderado “de vários cartões de débito de um conjunto de idosos que procuravam a farmácia para levantar os seus medicamentos“.

“Com recurso a astúcia, e retirando partido das fragilidades associadas à avançada idade, o suspeito observava os lesados a inserir o PIN e ficava na posse dos cartões. Mais tarde, numa caixa de multibanco procedia a transferências e pagamentos em benefício próprio”, explicou a PSP.

O método do suspeito foi reconstituído através do visionamento de imagens de videovigilância da farmácia.

Depois da recolha de testemunhos, incluindo das vítimas, e da análise de extratos das contas bancárias “foi possível apurar que o suspeito subtraiu cerca de 20.000 euros ao conjunto dos lesados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No âmbito da investigação, as autoridades realizaram buscas “que resultaram na apreensão de vários documentos, 900 euros em notas do BCE e uma viatura adquirida com algum do dinheiro subtraído às vítimas”.

O suspeito foi detido através de mandado de detenção fora de flagrante delito por autoridade de polícia criminal e, depois de ter sido presente ao primeiro interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de apresentações quinzenais, além de estar obrigado a tratamento do vício do jogo.

NOTA: Notícia atualizada a 27 de fevereiro com nova fotografia. Anteriormente, o artigo estava acompanhado de uma imagem da Farmácia Monte, que fica em Vila Viçosa e não em Lisboa. Segue a correção e o consequente pedido de desculpas pelo lapso.