Na indústria automóvel são múltiplas as marcas que, em função do exercício anual, partilham com os respectivos funcionários os resultados positivos, premiando-os com uma verba extra em função do lucro registado. No caso da Stellantis, um dos grupos mais jovens do mercado, atendendo a que foi criado há pouco mais de três anos (em resultado da fusão das antigas PSA e FCA), esta foi uma prática instituída de origem e que já permitiu fazer chegar um total de 6000 milhões de euros à “base global de funcionários” do grupo. Só este ano, “a partilha do sucesso” com os empregados expressa-se na distribuição de 1,9 mil milhões de euros, montante destinado a motivar os trabalhadores e a premiar os que mais contribuíram para os resultados da companhia.



PUB — Quer comprar carro novo, mas não sabe por onde começar? Experimente o nosso motor de busca e obtenha a melhor oferta


Apresentámos fortes resultados, o que nos permite distribuir quase 1,9 mil milhões de euros em participação nos lucros e bónus variáveis ​​pelo terceiro ano consecutivo. Estes programas de participação nos lucros e pagamentos variáveis ​​são mais do que um reflexo do desempenho e das conquistas dos nossos funcionários, são o reconhecimento justo do seu compromisso de ter sucesso como uma equipa”, salientou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.

Da estratégia de gestão do engenheiro português faz ainda parte um plano de compra de acções especificamente para os funcionários da empresa. Denominado “Shares to Win”, este projecto foi lançado em 2023, mas a iniciativa vai agora passar da fase piloto e chegar a funcionários para lá das fronteiras de França e Itália. A ideia é incrementar o comprometimento dos funcionários com o êxito da Stellantis, pelo que este ano, à partida, o programa pode chegar a 242.000 colaboradores em todo o mundo, mantendo-se o esquema de incentivos – a empresa oferece “uma contribuição equivalente de 1000€”.

Em 2023, a Stellantis obteve 189,5 mil milhões de euros em receitas líquidas, o que representa um crescimento de 6% face a 2022, registando um incremento do lucro líquido de 11% (18,6 mil milhões de euros). Os free cash flows industriais fixaram-se em 12,9 mil milhões de euros, no que constitui uma subida de 19% em relação ao ano anterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR