Nizamodeen Hosein, um dos homicidas do primeiro caso a ser julgado sem corpo no Reino Unido, revelou à polícia onde enterrou há 55 anos o cadáver da vítima, avançou a Sky News. O cadáver é de Muriel McKay, que foi confundida com a mulher de Rupert Murdoch, dono de uma das maiores cadeias de jornais do mundo.

O homem, de 76 anos, vive na pobreza nas Caraíbas, a sua terra natal. Permanece lá desde que foi deportado do Reino Unido, país onde cumpriu uma pena de prisão de 20 anos. Agora, diz querer aliviar a sua consciência antes de morrer e, por isso, reuniu-se com familiares da vítima em janeiro e partilhou com as autoridades britânicas as informações que permitiram chegar ao corpo.

Os restos mortais de McKay foram, afinal, enterrados em Hertfordshire, no Reino Unido em 1970, na quinta de Arthur, o irmão e cúmplice do assassino. Através de fotografias da época e outras atuais, o criminoso identificou o local onde deixou o corpo de McKay: atrás de um celeiro, coberto por um monte de estrume. “Passem pela porta da cozinha, entrem no terreno aberto, virem à esquerda e é a dois metros da sebe, é aí que está o corpo”, disse a familiares de Muriel McKay.

As imagens dessa conversa com familiares, que foram divulgadas pelo canal de televisão Sky News , levaram os detectives da Scotland Yard (polícia britânica) a querer interrogar novamente o homem. A detetive Katherine Goodwin, responsável pelo caso, referiu numa mensagem à família McKay que já iniciou esta terça-feira o interrogatório. “Ele ficou contente por falar connosco e esperamos continuar a questioná-lo nos próximos dias. Estamos a fazer progressos em colaboração com a polícia local”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o segundo episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui]

As autoridades esperam que, depois deste novo avanço no processo, possam contactar os proprietários das terras e pedir ao Ministério do Interior britânico que o deixe voltar ao país, para que seja o próprio a indicar o local exato onde estão enterrados os restos mortais de Muriel McKay. O caso foi reaberto há três anos quando um documentarista foi ao encontro do assassino.

O caso de Muriel McKay ficou conhecido por esta ter sido confundida pelos seus assassinos e sequestradores com a mulher de Rupert Murdoch, empresário australiano, dono de um dos maiores grupos de comunicação social do mundo, a News Corp. McKay era, na verdade, mulher de um adjunto de Murdoch.

Depois de a terem raptado, Hosein e o irmão pediram um resgate equivalente a mais de um milhão de euros. O homem garante, porém, que a dupla não quis matar Muriel McKay, garantindo à família que esta terá morrido de ataque de coração quando viu na televisão as notícias sobre o seu rapto.

Texto editado por Ana Suspiro