Os deputados do Parlamento Europeu (PE), por votação esta terça-feira no plenário, concordaram em criar regras para proteger os consumidores de alegações ambientais enganosas, obrigando as empresas a dar provas antes de anunciarem produtos ‘biodegradáveis’ ou ‘menos poluentes’

A posição do PE, que tem a proposta de ‘Diretiva Alegações Ecológicas’ da Comissão Europeia, foi aprovada com 467 votos a favor, 65 contra e 74 abstenções, passando este dossiê para o Parlamento resultante das eleições europeias, marcadas para 06 a 09 de junho próximos.

Em comunicado, o PE defende que as empresas devem pedir a verificação de alegações ambientais antes de as poderem utilizar.

“Os países da UE teriam de atribuir peritos para pré-aprovar a utilização dessas alegações, a fim de proteger os consumidores de publicidade infundada e ambígua”, refere.

O Parlamento pretende que as alegações e os elementos de prova sejam avaliados no prazo de 30 dias, mas que os produtos mais simples possam beneficiar de uma verificação “mais rápida ou mais fácil”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As microempresas não seriam abrangidas pelas novas regras, explica, e as pequenas e médias empresas teriam mais um ano para cumprir as regras, em comparação com empresas de maior dimensão.

As empresas que infrinjam estas novas regras de proteção dos consumidores arriscam-se a penalizações, como a exclusão temporária de concursos públicos, perda de receitas e coimas de, pelo menos, 4% do volume de negócios anual.

“Os estudos mostram que mais de 50% das alegações ambientais são vagas, enganosas ou infundadas. Não podemos falar de consumidores felizes se todas as outras alegações ecológicas forem falsas”, afirmou o relator da Comissão do Mercado Interno, Andrus Ansip (da Estónia), citado no comunicado, defendendo que a ‘Diretiva Alegações Ambientais’ vai trazer “clareza” aos consumidores.