Foram expulsos no encontro da Primeira Liga frente ao Estoril, cumpriram castigo na partida da Taça de Portugal, nem por isso deixaram de estar sob alçada disciplinar. No seguimento do Relatório do Jogo do FC Porto na Amoreira para o Campeonato, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu instaurar processos a Diogo Costa e Francisco Conceição por factos ocorridos no jogo de sábado.

A noite do adeus ao título de uma equipa perdida por extensão do seu treinador (a crónica do Estoril-FC Porto)

Daquilo que foi possível ver nas imagens, o guarda-redes foi para a zona dos balneários após a expulsão mas num espaço onde conseguia ver o encontro (a realização da SportTV mostrou a frustração do internacional quando Cassiano marcou o único golo na sequência de um livre direto), não sendo percetível nada mais. Já Francisco Conceição, que viu vermelho por acumulação em cima do minuto 90, ainda trocou “bocas” em resposta aos insultos que ouvia das bancadas quando seguia para o túnel de acesso aos balneários.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, a razão que levou a esse processo disciplinar está relacionada com aquilo que foi relatado pelo delegado da Liga ao encontro, como avançou o jornal O Jogo. Aí encontram-se relatados incidentes no acesso ao balneário da equipa visitante, que foram reportados pelo delegado do Estoril, Vasco Varão, e confirmados pelo delegado do FC Porto, Luís Gonçalves, e pelo delegado da Liga. Diogo Costa e Francisco Conceição terão desferido murros e pontapés numa das portas, deixando a mesma com danos visíveis.

“O mínimo que podemos fazer é alçar a voz da nossa revolta”: jogadores do FC Porto assinam comunicado contra arbitragem no Estoril

Ainda em relação à derrota dos azuis e brancos na Amoreira, Luís Gonçalves, que foi expulso no final da partida por protestos (sendo que no início esse vermelho exibido parecia ter sido na direção de Pepê, algo que foi esclarecido pelo árbitro no seu relatório), foi castigado com 30 dias de suspensão e uma multa de 7.650 euros, o que fez com que Vítor Baía ocupasse o seu lugar já na partida em Guimarães. “Entrou no relvado utilizando linguagem injuriosa e dizendo ‘És uma vergonha do c***'”, escreveu António Nobre, que dá nota também da frase “Estás f*****, estás f*****” já depois de ter mostrado o vermelho ao delegado portista.

[Já saiu o sexto e último episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui, o terceiro episódio aqui, o quarto episódio aqui e o quinto episódio aqui]

23 pontos a voar: o pior registo de Sérgio Conceição num FC Porto que é a equipa com mais vermelhos na Liga

Também Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e a SAD azul e branca estão sob alçada disciplinar pelas declarações no final da partida depois da ausência de qualquer elemento na habitual zona de entrevistas rápidas do canal que transmitiu o jogo (neste caso, a SportTV). “O senhor Tiago Martins já com o Gil Vicente nos fez perder um Campeonato. Tem a fama de ser o melhor VAR, e em vez de estar preocupado em fazer campanha, como fez no Dragão pelo senhor Fontelas Gomes, devia preocupar-se em arbitrar, em ser correto nas chamadas e não falsear resultados. Se isto não é penálti, só se for o Di María na Luz…”, referiu.

“VAR devia preocupar-se em ser correto nas chamadas e não falsear resultados como hoje”, critica Pinto da Costa

“Há que ter em atenção que o VAR não pode servir para árbitros desempregados ou reformados sem qualidade. E porque tem fama de que é o melhor, faz sistematicamente coisas destas e induz o árbitro em erro. Depois da má imagem que deixou internacionalmente em Madrid, no Espanha-Brasil, depois daquela vergonha, este árbitro não tinha condições para estar aqui. O FC Porto tem sido vergonhosamente prejudicado, sobretudo pelos VAR. Espero que o senhor Fontelas reflita e veja se realmente tem mão nisto. Se não tem é melhor dar lugar a outro”, criticou ainda o presidente dos dragões na sala de imprensa.