Um empate técnico aliado a um crescimento comum à AD e ao PS que os restantes partidos não acompanham. Uma sondagem da Intercampus para o CM/CMTV, realizada entre 29 de maio e 4 de junho, coloca a coligação PSD/CDS a liderar as intenções de votos para as eleições europeias de domingo, com 24,8%, e o PS colado, com uma diferença na casa das décimas, com 24,1%.

O Chega, que nas legislativas de março ocupou o terceiro lugar, surge bem afastado do bloco central. Só 12% dos inquiridos têm intenção de votar na lista encabeçada por António Tânger Correia. É um queda notória em relação ao último ato eleitoral, quando o partido liderado por André Ventura angariou 18% da votação.

Os restantes partidos — Iniciativa Liberal (9,1%), Bloco de Esquerda (5,8%), Livre (4,5%), PAN (3,1%), e CDU (2,5%) — sofrem uma quebra significativa nas intenções de voto, poucos dias antes de ser escolhida a representação portuguesa no Parlamento Europeu.

A última sondagem conhecida, do ICS/ISCTE realizada para o Expresso e SIC dava a vitória ao PS, a uma distância de seis pontos percentuais da AD. Com a distribuição dos indecisos, a percentagem dos dois partidos era, respetivamente 32% e 26%. Sem a mesma distribuição, que não foi tida em conta pelo Correio da Manhã nesta sondagem, as intenções de voto correspondiam a 22% e 17%, na mesma ordem, daí o crescimento apontado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sondagem Expresso/SIC: PS lidera nas intenções de voto às eleições europeias

Nas eleições europeias de 2019, a abstenção chegou quase aos 70%. Segundo a sondagem da Intercampus, 67,5% dos inquiridos disse que ia às urnas, fosse ela no dia 9 de junho, ou em modalidade de voto antecipado. Segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), no passado domingo, cerca de 212 mil eleitores votaram uma semana antes do dia oficial da eleição europeia.