De tão conhecido, tem diminutivo: GMA. Líder de audiência desde 2012, o programa Good Morning America, emitido todos os dias entre as 7h00 e as 9h00 na ABC, uma das grande cadeias de televisão norte-americanas, foi transmitido esta quinta-feira, durante largos períodos, a partir de Portugal.

Lembrando que se trata de um dos atuais destinos preferidos dos americanos, pelos “preços acessíveis”, a enviada a Portugal, a pivô Robin Roberts, entra em direto a partir do palácio da Pena, em Sintra, e vai falando com os colegas em estúdio, George Stephanopoulos, Lara Spencer e Michael Strahan, frisando que dois milhões dos seus conterrâneos visitaram o país no ano passado e 10 mil vivem mesmo por cá.

A viagem por Portugal começa no Algarve, primeiro pela entrada na gruta de Benagil, em Portimão, ponto de partida para falar das praias portuguesas e de como o sul português atrai tantos turistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas depois Robin Roberts mostra o Porto, Lisboa e Sintra, por exemplo, fala dos preços em conta para os estrangeiros, e entrevista alguns, e até de um país seguro, mas sem deixar de abordar os problemas pelo lado dos portugueses. E as queixas que mais ouve são sobre habitação.

Já os americanos explicam-lhe porque escolheram viver por cá — e as razões são várias.

[Já saiu o sexto e último episódio de “Matar o Papa”, o novo podcast Plus do Observador que recua a 1982 para contar a história da tentativa de assassinato de João Paulo II em Fátima por um padre conservador espanhol. Ouça aqui o primeiro episódio, aqui o segundo, aqui o terceiro, aqui o quarto episódio e aqui o quinto episódio.]

E claro, que não podia faltar uma incursão pela música, onde o fado é estrela e Carminho é quem brilha. Porque a fadista chegou a Hollywood e aos óscares com o filme “Pobres Criaturas”, que valeu a estatueta de melhor atriz a Emma Stone, partilhou o palco com os Coldplay em Coimbra e cantou para o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude. A fadista atua em direto a partir do palácio da Pena, em Sintra, para o programa, entoando “O Quarto” com uma letra sua, contemporânea.

E depois, claro, comida. Ainda a partir do palácio da Pena, Robin Roberts, mostra primeiro a doçaria de Sintra, os travesseiros e as queijadas, depois desce para Lisboa, porque não podiam falhar os pastéis de Belém, seguindo para o Douro, para conhecer a produção do vinho do Porto. Há ainda explicações sobre cortiça e os produtos que podem ser fabricados a partir dela. Tudo ofertas que acabam na mesa do estúdio em ofertas para os colegas.

A estreia do Good Morning America tem quase 50 anos, começou a 3 de novembro de 1975, e desde aí tem tido emissões contínuas, de segunda a sexta-feira. Entretanto, já ganhou versões de fim de semana, e é emitido para todo o território dos Estados Unidos. Mistura notícias com uma espécie de talk show. É produzido pela ABC News e gravado no Times Square Studios, em Manhattan, Nova Iorque.

Desde 2012 que ultrapassou o Today, da rival NBC, como líder de audiências neste período da manhã.