Dark Mode 150kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia
i

A 15 de abril, a Catedral de Notre Dame foi atingida por um devastador incêndio

Getty Images

A 15 de abril, a Catedral de Notre Dame foi atingida por um devastador incêndio

Getty Images

Bebés-milagre, Notre Dame em chamas e Greta. As 30 fotos de 2019 /premium

Das chamas às cheias, dos bebés-milagre ao camião de Essex, dos prematuros sobreviventes aos avanços científicios. As 30 fotografias de 2019 que precisamos de recordar.

Em Portugal, uma greve que paralisou o país, os bebés que sobreviveram ao que parecia impossível e uma tempestade que ameaçou a população em Montemor-o-Velho. No mundo, a chegada oficial de Bolsonaro, o devastador incêndio na Catedral de Notre Dame e um ataque terrorista na Nova Zelândia. Revisitámos o álbum de fotografias de 2019. Há 30 que marcam o ano.

Jair Bolsonaro sobe à Presidência do Brasil

A 1 de janeiro, Jair Messias Bolsonaro, militar reformado, ex-vereador do Rio de Janeiro e ex-deputado federal, toma posse como Presidente do Brasil numa cerimónia no Parlamento em Brasília.

Jair Bolsonaro ao lado de Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados.

NELSON ALMEIDA/AFP via Getty Images

China aterra no lado oculto da Lua

A 3 de janeiro, a missão espacial Chang’e-4, desenvolvida no âmbito do programa de exploração lunar da Administração Espacial Nacional da China, torna-se a primeira a aterrar com sucesso no lado oculto da Lua. A China torna-se a primeira nação a alunar no lado negro do satélite natural terrestre e declara-se assim uma potência em ascensão no panorama da exploração espacial.

Yutu-2, um rover lunar da missão Chang'e 4.

-/AFP via Getty Images

Egito engolido por nuvem de areia

A 16 de janeiro, a capital egípcia do Cairo torna-se cor de laranja à conta de uma tempestade de areia que engole algumas regiões do Médio Oriente. A nuvem espessa encerrou portos, cancelou voos e obrigou o Ministério da Saúde do país a aconselhar os cidadãos com problemas respiratórios a evitarem sair à rua.

A tempestade de areia no Cairo.

Islam Safwat/NurPhoto via Getty Images

Juan Guaidó autoproclama-se Presidente da Venezuela

A 23 de janeiro, Juan Guaidó, líder da oposição na Venezuela, autoproclama-se Presidente interino do país governado por Nicolás Maduro. O anúncio foi aceite por vários países democráticos, mas invalidado pelo Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela. Mas Juan Guaidó insiste que tem o apoio dos militares venezuelanos.

Juan Guiadó faz o juramento em Caracas.

Edilzon Gamez/Getty Images

Descoberto corpo de Emiliano Sala

A 3 de fevereiro, o corpo do futebolista Emiliano Sala foi encontrado no fundo do Canal da Mancha, entre os escombros da aeronave ligeira que se despenhara a 21 de janeiro. O avião privado transportava o avançado argentino rumo ao Cardiff, que o iria contratar. Antes de começar a viagem, Emiliano Sala tinha enviado uma mensagem aos amigos dizendo que o aparelho parecia “estar a cair aos bocados”.

O comité britânico de investigação de acidentes aéreos libertou imagens captados quando o corpo de Sala foi encontrado.

Air Accidents Investigation Branch HANDOUT/EPA

O aplauso viral de Nancy Pelosi

A 5 de fevereiro, o momento em que Nancy Pelosi, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, aplaude Donald Trump à passagem do líder norte-americano tornou-se viral. Os opositores do Presidente dos Estados Unidos viram na linguagem corporal de Nancy Pelosi uma clara mensagem anti-Trump.

Nancy Pelosi e Mike Pence aplaudem Donald Trump.

Getty Images

Rainha Isabel II chega ao Instagram

A 7 de março, a rainha Isabel II criou uma conta no Instagram e fez a primeira publicação naquela rede social. A imagem mostra uma carta trocada entre o matemático Charles Babbage e o príncipe Alberto em 1843. Escrita na primeira pessoa, a publicação, assinada com “Elizabeth R.”, diz: “Hoje, ao visitar o Museu da Ciência, fiquei interessada em conhecer uma carta do Arquivo Real, escrita em 1843 para meu tataravô, o Príncipe Albert. Charles Babbage, creditado como um pioneiro da computação no mundo, projetou a ‘Máquina Diferencial”.

A primeira página da carta a que a rainha Isabel II se referiu.

The Royal Family/ Instagram/ Science Museum

Ataque terrorista em mesquita na Nova Zelândia

A 15 de março, 51 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas quando um atirador australiano de extrema-direita entrou a disparar em duas mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia. Um dos ataques, cometido pelo supremacista branco Brenton Tanton, de 28 anos, foi transmitido em direto durante 17 minutos no Facebook. As imagens correram o mundo antes de serem eliminadas das redes sociais.

Facebook

Baleia morre com 40 quilos de plástico no estômago

A 17 de março, tornou-se viral a imagem de uma baleia que deu à costa nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago. O D’Bone Collector Museum, que fez uma autópsia ao animal, explicou no Facebook que “a causa final da morte desta jovem baleia-bicuda-de-cuvier” foi todo o plástico que se acumulou no organismo, “incluindo 16 sacos de arroz, quatro sacos utilizados na plantação de banana e vários sacos de compras”.

As imagens da autópsia à baleia.

D' Bone Collector Museum Inc.

Fuzileiros resgatam mulher durante passagem do ciclone Idai

A 24 de março, uma mulher moçambicana foi resgatada por um fuzileiro da Marinha portuguesa após ter ficado presa numa aldeia junto ao rio Buzi, na cidade da Beira, nas cheias provocadas pelo ciclone Idai. De acordo com o relato publicado pela Marinha na sua página oficial de Facebook, a mulher foi salva pelo Sargento Fuzileiro Faustino.

A mulher ficou encurralada pelas cheias do rio Buzi.

Marinha Portuguesa

Mãe em morte cerebral dá à luz um rapaz

A 28 de março, Catarina Sequeira, uma jovem de 26 anos em morte cerebral, deu à luz um rapaz. Desde o último dezembro de 2018 que as funções vitais da canoísta foram mantidas através de máquinas para a transformar numa “incubadora viva” para o bebé. Salvador nasceu com 1,7 quilos e 40 centímetros. Assim que nasceu, as máquinas que mantinham Catarina foram desligadas.

Catarina Sequeira era canoísta

D.R.

A primeira fotografia de um buraco negro

A 10 de abril, a colaboração Event Horizon Telescope anunciou ter obtido a primeira imagem de um buraco negro — o que existe no centro da galáxia M87, a 55 milhões de anos-luz da Terra. A fotografia mostra a luz a ser consumida por um buraco negro com a massa equivalente a 6,5 mil milhões de vezes a da Terra.

O buraco negro da galáxia M87.

Getty Images

Assange retirado da embaixada do Equador em Londres

A 11 de abril, após longas semanas de especulação, Julian Assange, fundador do Wikileaks, foi detido pela Scotland Yard no interior da embaixada do Equador em Londres. Lenin Moreno, presidente do Equador, tinha colocado um ponto final na proteção cedida ao denunciante por violações do ativista às convenções internacionais.

Julian Assange a caminho de um tribunal em Westminster.

Getty Images

Incêndio destrói parte da Catedral de Notre Dame

A 15 de abril, a Catedral de Notre Dame foi atingida por um devastador incêndio que destruiu o tecto na histórica igreja — nomeadamente as duas torres sineiras e a agulha central — e alguns artefactos no interior do edifício. A  Île de la Cité, em Paris, foi evacuada.

O incêndio no interior do Notre Dame.

AFP via Getty Images

Greve dos motoristas (quase) paralisa o país

A 17 de abril, a greve dos motoristas de matérias perigosas provocou uma corrida às bombas de gasolina e filas com quilómetros em vários pontos do país. A greve foi desencadeada pelo Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), que reivindicava o reconhecimento de uma categoria profissional específica.

Bomba de gasolina na zona do Parque dos Poetas, Oeiras

EDGAR CAETANO/ OBSERVADOR

Nasceu Archie, filho de Harry e Meghan Markle

A 6 de maio, nasceu Archie Harrison Mountbatten-Windsor, filho do príncipe Harry e da duquesa Meghan Markle. O bisneto da rainha Isabel II torna-se assim o sétimo na linha de sucessão ao trono britânico. Dois dias depois de o bebé nascer, os duques de Sussex apresentaram Archie ao mundo no Castelo de Windsor.

Archie ao colo dos duques de Sussex

Getty Images

Joe Berardo ri-se na comissão parlamentar

A 10 de maio, enquanto era ouvido na comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, o empresário Joe Berardo riu-se quando uma deputada do CDS o questionou sobre a hipótese de perder o controlo da coleção Berardo através de uma eventual penhora dos bancos. “Eu, pessoalmente, não tenho dívidas”, insistiu.

Joe Berardo na comissão parlamentar

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Prematuro mais pequeno do mundo tem alta

A 29 de maio, uma bebé prematuro, nascido às 23 semanas de gestão com apenas 245 gramas, recebeu alta do Hospital de San Diego, nos Estados Unidos — nesse momento já com dois quilos. Saybie, que “pesava quase o mesmo que uma maçã grande”, tornou-se o bebé mais pequeno do mundo a sobreviver à prematuridade.

A bebé foi levada para casa em maio, com seis meses.

Sharp Mary Birch Hospital

Jon Stewart emociona-se a falar do 11 de setembro

A 11 de junho, Jon Stewart emocionou-se em pleno Congresso norte-americano enquanto pedia mais cuidados de saúde para os bombeiros que atuaram após o atentado terrorista do 11 de setembro em Nova Iorque. Com voz tremida e lágrimas nos olhos, Jon Stewart disse: “Aqui sentado, não consigo deixar de pensar. Que metáfora incrível é esta sala [com pouca gente] para aquilo em que se tornou todo o processo de arranjar mais cuidados de saúde e benefícios para as equipas de primeira intervenção do 11 de setembro”.

Jon Stewart em tribunal.

Zach Gibson/Getty Images

Islândia faz funeral a um glaciar

A 18 de agosto, a Islândia preparou um funeral ao primeiro glaciar da ilha a perder essa denominação após ter derretido, para chamar a atenção para o aquecimento global. A lápide tem a indicação “415 ppm CO2”, em referência ao nível recorde de concentração de dióxido de carbono registado na atmosfera em maio.

Monumento que homenageia o glaciar.

AFP via Getty Images

Incêndios na Amazónia chegam a dimensões recorde

A 24 de agosto, quando os incêndios na floresta amazónica chegaram a dimensões recorde, Jair Bolsonaro chamou as Forças Armadas brasileiras para travar o avanço das chamas. Mais tarde viria a pedir ajuda internacional para combater o fogo e proteger o habitat, apesar de anteriormente a ter negado.

Vista aérea de um foco de incêndio na Floresta Amazónica.

LULA SAMPAIO/AFP via Getty Images

Encontrado o primeiro cometa interestelar no Sistema Solar

A 30 de agosto, o astrónomo amador Gennady Borisov observou pela primeira vez um corpo celeste que se provou ser o primeiro cometa interestelar de que há registo a entrar no Sistema Solar. GB00234, mais tarde rebatizado 2I/Borisov, foi observado através de um telescópio caseiro. É o segundo corpo celeste interestelar a entrar no nosso sistema, a seguir a 1I/Oumuamua.

Cometa 2I/Borisov.

NASA, ESA, and D. Jewitt (UCLA)

Polícia de Hong Kong usa gás lacrimogénio à frente da embaixada britânica

A 15 de setembro, as autoridades de Hong Kong usam canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes que se concentraram à frente da embaixada do Reino Unido. A violência marca os protestos na região desde que um quarto da população de Hong Kong se começou a manifestar contra o projeto de lei de extradição.

Protestos em Hong Kong.

AFP via Getty Images

Greta Thunberg discursa em cimeira: “Como se atrevem?”

A 23 de setembro, a ativista sueca Greta Thunberg emociona-se enquanto discursava na cimeira para o clima em Nova Iorque e acusou os líderes governamentais de lhe terem “roubado a infância”: “Está tudo errado. Não deveria estar aqui. Devia estar de regresso à escola do outro lado do oceano. Mas todos me procuram em busca de esperança. Como se atrevem? Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com palavras vazias”, disse em lágrimas a jovem sueca de 16 anos.

Greta Thunberg durante o discurso.

Getty Images

Jennifer Aniston cria Instagram e rebenta a internet

A 15 de outubro, a atriz norte-americana Jennifer Aniston criou pela primeira vez uma página de Instagram. A fotografia que publicou, onde surge com os atores da série “Friends”, tornou-se viral. A atriz bateu um recorde do Duque e Duquesa de Sussex e em cinco horas e 16 minutos chegou ao milhão de seguidores.

A selfie viral

Jennifer Aniston/Instagram

Encontrado camião com cadáveres em Essex

A 24 de outubro, foi encontrado um camião com 39 corpos de cidadãos vietnamitas na câmara frigorífica, em Essex, Inglaterra. O camião tinha entrado no Reino Unido no dia 20 de outubro, através de Holyhead, tendo viajado desde Dublin. A polícia de Essex foi chamada ao Parque Industrial de Waterglade um pouco antes da 1h40 da manhã de quarta-feira, depois de um alerta de que 39 pessoas foram encontradas mortas no atrelado do camião.

Camião em Essex.

Getty Images

EUA dizem ter morto líder do Estado Islâmico

A 26 de outubro, Abu Bakr al-Baghdadi, o líder do Estado Islâmico, morreu durante uma operação dos Estados Unidos na Síria. De acordo com Donald Trump, al-Baghdadi ter-se-á feito explodir no túnel de uma casa onde vivia com a família. “Ele morreu como um cão. Morreu como um cobarde. O mundo está muito mais seguro. Deus abençoe os EUA”, concluiu o presidente norte-americano.

As imagens foram divulgadas a 30 de outubro.

Pentágono

Vulcão mais ativo da Nova Zelândia entra em erupção

A 9 de dezembro, o vulcão Whakaari, na Ilha Branca da Nova Zelândia, entrou em erupção enquanto um grupo de turistas visitava o local. Dezasseis pessoas morreram atingidas pelos piroclastos do vulcão mais ativo do país. A Nova Zelândia é um dos países geologicamente mais ativos do mundo por ficar numa região em que duas placas tectónicas interagem entre si.

O vulcão fotografado a partir de um barco de passeio.

Michael Schade/ @sch on Twitter

Bebé encontrado no lixo em Lisboa

A 5 de novembro, um bebé foi encontrado por um grupo de pessoas sem-abrigo no interior de um caixote de lixo junto à discoteca Lux, em Lisboa. Estava num estado de hipotermia grave quando foi levado para os cuidados intensivos do Hospital Dona Estefânia. Tinha nascido poucas horas antes de uma mãe sem-abrigo. Sobreviveu e o INEM mostrou a primeira fotografia da criança.

A criança no Instagram do INEM.

INEM

Tempestade Elsa provoca cheias em Montemor-o-Velho

A 21 de dezembro, a tempestade Elsa atingiu o território nacional e fez aumentar o caudal do rio Mondego em Montemor-o-Velho. Esta e outras cidades do país foram atingidas por cheias quase tão graves como as registadas em 2001. Em Coimbra, um dique rebentou em dois locais com a força da água. O centro histórico chegou a estar ameaçado.

A abertura no dique.

PAULO NOVAIS/LUSA

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.