Ameixa

Sejam doces ou amargas, roxas, vermelhas, verdes ou amarelas, a verdade é que as ameixas são um dos frutos mais saborosos e versáteis. As melhores são as que têm a pele sem ‘feridas’ e que oferecem alguma resistência ao toque. Pode comê-las cruas, assadas, estufadas ou inseridas numa tarte, por exemplo.

Getty Images/iStockphoto

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Feijão-verde

Existem cerca de 130 variedades de feijão-verde, mas todas elas são bastante similares entre si. Pode ser cozinhado ao vapor, levemente cozido ou salteado com um fio de azeite, alho e sal. Antes de comer o feijão, porém, convém lavar bem e retirar uma espécie de fio fibroso que fica numa das suas faces laterais.

Getty Images/iStockphoto

Beringela

À semelhança do tomate, a beringela é considerada um fruto (da família das bagas). As melhores são as mais pesadas e devem ser cortadas mesmo antes de serem cozinhadas, para evitar descoloração. Se estiver a pensar em fritá-las é aconselhado que seja generoso no sal, para impedir que absorvam muito óleo/azeite.

Getty Images/iStockphoto

Nectarina

Pode ser fácil confundir nectarinas com pêssegos, mas a verdade é que são frutos bem diferentes: Têm, por exemplo, uma pele mais lisa e costumam ser menos doces e calóricas. Evite as que tenham um tom esverdeado e saiba que a melhor forma de as comer é ao natural — cozê-las, por exemplo, dilui o seu sabor.

Getty Images/iStockphoto

Figo

As figueiras foram das primeiras árvores a serem cultivadas pelo Homem. As duas espécies mais comuns são os verdes e os roxos, sendo que as primeiras costumam ser maiores e mais bojudas. Sejam eles utilizados em receitas doces ou salgadas, saiba que os melhores são os mais pesados e ligeiramente moles.

Getty Images/iStockphoto

Tomate

Originário da América do Sul, o tomate foi introduzido na Europa pelos conquistadores espanhóis mas só se popularizou no século XVIII. O mais saboroso é os que tem a pele imaculada e uma cor vermelha intensa. Pode ser amadurecido dentro de um saco de papel, por exemplo.

Getty Images/iStockphoto

Chalotas

Durante séculos, cebolas e chalotas foram tidas como a mesma coisa, só na década de 60 é que isso mudou. São fisicamente semelhantes, mas há muito que as separa: veja-se, por exemplo, que as cebolas são menos adocicadas. A sua utilização é essencial em receitas francesas de vinagrete e molho Bearnaise.

Getty Images/iStockphoto

Pimento

Os pimentos verdes são a versão menos madura dos vermelhos e têm um travo mais intenso. São um dos produtos alimentares que melhor resiste à passagem do tempo (se forem conservados no frigorífico), mas se começarem a ficar engelhados, muito provavelmente já não estão na sua melhor forma.

Getty Images/iStockphoto

Pêssego

De pele aveludada e macia, os pêssegos são um dos frutos mais procurados nos meses de calor. Os melhores são os que têm o aroma mais intenso e uma textura ligeiramente sensível ao toque. Para remover a pele experimente pô-los em água a ferver durante 15 segundos, mergulhando-os em água gelada logo a seguir.

Getty Images/iStockphoto

Meloa

Supostamente, terá sido Cristóvão Colombo o responsável por trazer este fruto para a Europa. Tido como um luxo no Japão (é muitas vezes oferecido como prenda), a meloa é caracterizada pela sua doçura intensa. As melhores são as que parecem demasiado pesadas para o seu tamanho e têm um aroma muito forte.

Getty Images/iStockphoto