A logística é grande e a responsabilidade também. Este domingo, o Hospital de São João, no Porto, irá vacinar médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos de diagnóstico e terapêutica contra a Covid-19, num total de 2.000 profissionais de saúde. O processo será minucioso e feito em contra relógio, uma vez que se prevê serem vacinadas 200 pessoas por hora.
Tudo começa na farmácia do hospital, onde a vacina está armazenada desde este sábado e será previamente preparada para seguir viagem para o centro de ambulatório, temporariamente convertido em posto de vacinação. Após receberem a vacina, os profissionais de saúde terão que esperar 30 minutos numa sala, onde serão devidamente acompanhados caso surja algum efeito secundário imediato.
Há 100 pessoas envolvidas nesta mega operação a que médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes aderiram em massa por acreditarem que tomar esta vacina “é um passo fundamental” para se conseguir a imunidade de grupo em Portugal.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.