Explicador

Guia para entender como se negoceia na Cimeira do Clima

Dezembro 201505 Dezembro 2015
Vera Novais

Qual o papel do coordenador da reunião?

Pergunta 3 de 9

“O objetivo dos grupos de contacto é chegar a consenso sobre um texto”, diz Pedro Barata. E a missão do coordenador do grupo é conseguir que isso aconteça. “É um
moderador, um instigador e tem de ser um bocado criativo.”

“O pior que pode acontecer é ter um chair [coordenador do grupo] que não percebe do tema ou que é um bocado temeroso das partes.” Mas ter medo de quê? “Medo de fazer borrada, medo de sermos insultados, medo de que as pessoas digam que não prestamos e termos de ser substituídos.” E se houver medo isso nota-se na fraca ambição do texto.

Pedro Barata conta como teve de se manter firme quando uma delegação tentou reabrir um tema ao fim de mais de 30 horas de negociação. Chamou-os à parte e perguntou-lhes se eles achavam mesmo que alguém do Governo, que estavam na capital do país de origem, ia mesmo querer discutir aquele parágrafo num domingo à tarde. E fez um ultimato: “Se querem assim, fecho o assunto e digo à presidência da COP que não chegámos a nenhuma decisão, que não houve consenso.” A delegação recuou e o texto foi fechado com sucesso.

Num grupo de contacto ou numa consulta informal, quando não há consenso, o coordenador do grupo pode optar por ter reuniões bilaterais com as partes que estão a colocar objecções para tentar chegar a um acordo. A ideia é encontrar uma espécie de meio-termo que satisfaça a todos.

Se mesmo assim não chegarem a consenso, se não eliminarem os “parêntesis” com as opções que estão em dúvida, o texto segue para plenário com essa informação e a decisão passa para os ministros do Ambiente. “Mas não há ministro nenhum que consiga entender a parte técnica. A negociação política é muito mais ao nível de qual é o equilíbrio geral das posições”, afirma Pedro Barata. “Nenhum político pode achar que vai chegar a 100% das exigências. Existem limites máximos e zonas de conforto. Só vão além da zona de conforto numa área se tiverem ganho noutro campo qualquer.”

Para saber o que está em discussão veja “Explicador da cimeira. Será que é desta que salvamos o planeta?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)