437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Cimeira do Clima 2015

Comentário

COP26. "Há passos importantes e promessas vazias"

Pela primeira vez é referido o fim da exploração de combustíveis fósseis, mas "entendimentos deixam de fora principais produtores e consumidores", conta João Francisco Gomes, jornalista do Observador.
Noticiário

17h. COP26. "Injeção final" para alcançar acordo

Neste jornal, o andamento dos trabalhos no último dia da Cimeira do Clima da ONU. Ainda nesta edição, a garantia do Presidente da República de que não vai exigir "acordo escrito" após as eleições.
Noticiário

23h OCDE pede cuidado nas alterações à lei laboral

OCDE considera que as mudanças podem criar incertezas que desencoraje as empresas a fazer contratos sem termo. Ainda, Portugal vai assinar declaração para excluir energia nuclear dos fundos europeus.
Noticiário

12h. AutoVoucher sob críticas de revendedores

AutoVoucher merece críticas de revendedores de combustível e dúvidas da Deco. Milhares de alunos estão sem aulas, por falta de professores. Na economia, taxa de desemprego volta a descer.
Resposta Pronta

Zero: "Não vamos sair satisfeitos" da COP26

Em Glasgow, Francisco Ferreira admite que "é preciso reconhecer avanços" da COP26, que não são suficientes para deixar a Zero "satisfeita". Falta acordo para assegurar financiamento a países pobres.
Rádio Observador

A COP26 resolve os problemas? Ligue 910024185

A COP26 ainda está reunida mas tudo indica que os resultados fiquem abaixo das expectativas. E depois da cimeira de Glasgow? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
Brasil

Brasil e Colômbia prometem proteger Amazónia

"A Amazónia para nós é um território muito valioso e a cuidamos dentro da nossa soberania. É também muito importante que esta defesa traga consigo uma luta eficaz contra crimes ambientais."
Oficina da Liberdade

Eppur si muove

A mania de querer obrigar crianças a usar máscaras e que adultos as usem na presença delas arrisca criar uma geração de sociopatas com deficiências cognitivas e sem qualquer capacidade de empatia.
Alterações Climáticas

"Países ricos têm que assumir liderança" no clima

"As maiores economias do mundo causam o problema, as mais pequenas sofrem as consequências", referiu Boris Johnson alertando, com a ONU, para a necessidade de um maior esforço para com o clima.
Cimeira do Clima 2015

Greta mudou perfil do Twitter para "pirralha"

Bolsonaro criticou a cobertura jornalística dado à "pirralha". E a ativista sueca fez o que já fizera com os "mimos" de Trump. Alterou durante algum tempo o seu perfil no Twitter para... "pirralha".
Ambiente

Desempenho ambiental de Portugal cai oito posições

Com a pior posição de sempre, Portugal está agora no 25.º lugar no Índice de Desempenho das Alterações Climática. Associações apelam a que Portugal faça de políticas de ambição climática realidade.
Alterações Climáticas

Não dá jeito…

Somos o produto de uma sociedade consumista, de excessos, altamente hipócrita. E por sermos hipócritas pedimos ao Estado para mudar aquilo que nós não mudamos, seja através do voto, seja no quotidiano
Alterações Climáticas

Ban Ki-moon dececionado com decisão de Trump

O antigo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, mostrou-se profundamente dececionado com a decisão do presidente do Estados Unidos da América, Donald Trump, de retirar o país do Acordo de Paris.
Clima

Os EUA vão sair do Acordo de Paris. E agora?

Donald Trump anunciou que os Estados Unidos da América vão abandonar o Acordo de Paris, que pretende reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. E agora? O que se segue?
Clima

Marcelo defende que Europa deve unir-se

Marcelo Rebelo de Sousa reagiu ao anúncio de Donald Trump. O Presidente acredita que a Europa deve unir-se e "continuar a ser uma campeã" no combate às alterações climáticas.
Clima

Acordo de Paris não pode ser renegociado

França, Alemanha e Itália emitiram um comunicado conjunto onde afirmam que o Acordo de Paris não pode ser renegociado. Trump disse que ia tentar renegociar os termos do tratado de 2015.
Clima

Donald Trump rasga acordo e quer renegociar

Trump anunciou que os Estados Unidos da América vão abandonar o Acordo de Paris, assinado por Barack Obama em 2015. "Vamos começar a renegociar e ver se é possível alcançar um acordo que seja justo."
Cimeira do Clima 2015

Depois da China, EUA ratificam acordo climático

Depois de ter sido anunciada a ratificação conjunta do acordo climático, Obama disse que este acordo poderá ser visto como "o momento em que finalmente decidimos salvar o planeta".
Cimeira do Clima 2015

China ratifica acordo do clima de Paris

O parlamento chinês ratificou o acordo alcançado na cimeira do clima de Paris do ano passado. O Acordo de Paris é o primeiro pacto universal para combater as alterações climáticas.
Cimeira do Clima 2015

CE apresentou proposta de ratificação do acordo

Cada Estado-membro da União Europeia terá de ratificar individualmente o acordo. Nos próximos meses a CE apresentará também propostas de redução de emissões para transportes, agricultura e edifícios.
Cimeira do Clima 2015

Clima: número recorde de países assinam acordo

Um número recorde de países, incluindo os EUA e a China, os maiores poluidores do mundo, assinaram na ONU o acordo histórico que visa diminuir o aquecimento do planeta.
Cimeira do Clima 2015

Clima: 171 países vão assinar o acordo de Paris

Dirigentes de 171 países vão assinar o acordo de Paris sobre o clima, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, anunciou na abertura da cerimónia o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Cimeira do Clima 2015

Acordo de Paris assinado no Dia da Terra

Os 195 países e a União Europeia chegaram a acordo sobre a redução das emissões de gases com efeito de estufa em dezembro. Esta sexta-feira assinam o Acordo de Paris para entrar em vigor em 2020.
2015-2016

Cinco boas notícias de 2015

Houve várias razões para festejar no ano que agora termina. Damos-lhe cinco: acordo nuclear, web summit em Lisboa, cimeira do clima, Lisboa e Porto na moda e o novo apoio do BCE.
Cimeira do Clima 2015

Clima. Portugueses preocupados com as alterações

Deputados da Comissão Parlamentar do Ambiente vão ouvir os resultados de um inquérito global sobre clima, que concluiu que a maioria dos portugueses está muito preocupada com as alterações climáticas.
Explica-me

Qual o resultado da Conferência do Clima?

195 países, reunidos durante duas semanas, chegaram a um acordo sobre como combater as alterações climáticas. Conheça aqui três pontos-chave. O resto poderá ver sob a etiqueta Cimeira do Clima 2015.
Cimeira do Clima 2015

Clima. "Marco histórico e oportunidade falhada"

Juntar quase 200 países num acordo, mais ou menos ambicioso e mais ou menos vinculativo, não é fácil, mas foi conseguido. Mas para o investigador Gil Penha-Lopes, é preciso mais do que boas intenções
Cimeira do Clima 2015

Clima. A técnica de conversa que levou ao sucesso

A cimeira do clima terminou com um resultado positivo. Mas como é que se consegue que 195 países cheguem a acordo? Há uma técnica sul-africana de negociação que ajudou ao consenso.
Cimeira do Clima 2015

Japão. Ajudar o clima sem sacrificar a economia

O Japão vai combater as alterações climáticas sem "sacrificar o progresso económico", disse o primeiro-ministro, após o acordo internacional para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Cimeira do Clima 2015

Clima. Lagarde avisa que é preciso taxar o CO2

A diretora-geral do FMI qualifica acordo do clima de passo em frente crucial, mas avisa que os governos precisam de criar taxas sobre o carbono para concretizarem as metas anunciadas.
Cimeira do Clima 2015

Nicarágua denuncia acordo

A Nicarágua demarcou-se do acordo hoje alcançado na conferência do clima em Paris (COP21) e denunciou "o procedimento antidemocrático" usado na votação pela presidência francesa, considerando que enfraquece o resultado final.
Cimeira do Clima 2015

Clima: Portugal está satisfeito com acordo

O secretário de Estado do Ambiente afirmou hoje que Portugal está satisfeito com o acordo para o clima e realçou que o documento chama todos os países a contribuir de uma forma legalmente vinculativa.
Cimeira do Clima 2015

China aprecia acordo de Paris

O enviado especial para as Alterações Climáticas da China, Xie Zhenhua, afirmou que o acordo de luta contra o aquecimento global é "justo, ambicioso e equitativo".
Cimeira do Clima 2015

Cameron: acordo é "enorme passo para o futuro"

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, considerou o acordo sobre combate às alterações climáticas alcançado na cimeira de Paris um "enorme passo para assegurar o futuro do planeta".
Cimeira do Clima 2015

Barack Obama chama "enorme" ao acordo de Paris

Presidente dos Estados Unidos considerou "enorme" o primeiro acordo universal sobre a luta contra as alterações climáticas, hoje aprovado na conferência das Nações Unidas para o clima, em Paris.
Cimeira do Clima 2015

Paris valeu a pena?

O Acordo de Paris ainda não satisfaz cada um dos países, nem a emergência para a qual a sociedade civil e os cientistas têm alertado, mas traça um caminho de futuro com esperança.
Cimeira do Clima 2015

300 marcham em Lisboa pela justiça climática

A Marcha pela Justiça Climática juntou cerca de 300 pessoas na rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa. A iniciativa aconteceu no rescaldo da COP21, cujos resultados foram considerados insuficientes.
Cimeira do Clima 2015

Manifestações nas ruas de Paris. Quercus pede mais

Arco do Triunfo e Torre Eiffel são palco de manifestações contra os resultados da cimeira do clima. Quercus reage à proposta de acordo: aplaude mas pede mais. Portugal tem de rever política energética
Cimeira do Clima 2015

Clima. "O esforço até 2020 devia ser maior"

Francisco Ferreira, professor universitário e membro da delegação portuguesa na COP21 em Paris, diz que este é um acordo ambicioso, mas o esforço até 2020 devia ser maior. Cientistas dividem-se.
Cimeira do Clima 2015

Aquecimento global. Os compromissos de cada país

Cerca de 185 países apresentaram à Cimeira do Clima compromissos para reduzir emissões de gases em 2015-2030, mas são insuficientes para atingir a meta pretendida de menos de 2 graus.
Cimeira do Clima 2015

Clima. Pontos chave para um acordo "histórico"

Limite abaixo dos 2º C para a subida da temperatura, travar as emissões do CO2, rever planos nacionais de combate ao aquecimento, metas diferenciadas por países e financiamento aos mais pobres.
Explica-me

Afinal a Antártida tem mais ou menos gelo?

O aumento da temperatura média global está a derreter o gelo do Ártico e dos glaciares, mas na Antártida as mudanças climáticas podem ter outros efeitos.
Cimeira do Clima 2015

O mundo de acordo: fim aos combustíveis fósseis

195 países de acordo com um texto para limitar aumento da temperatura abaixo dos 2 graus. É um dia histórico em Paris.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.