Está a circular nas redes sociais uma publicação que avança que a secretária de Estado da Igualdade e Contra a Violência de Género de Espanha, Ángela Rodriguez, fez uma proposta para proibir por lei o nome pelo qual é conhecido o primeiro prémio da Lotaria de Natal espanhola, “El Gordo”.

A publicação surge acompanhada dos hashtags #sexismo, #machista, #bullying e #gordofobia e afirma que a proposta para mudar o nome está relacionada com o combate contra este tipo de preconceitos. O tweet em questão é acompanhado de uma foto de Ángela Rodriguez, também conhecida como “Pam”.

Apesar de serem muitos os perfis nas redes sociais que têm partilhado este tweet, não há notícias de que a secretária de Estado da Igualdade e Contra a Violência de Género de Espanha tenha proposto proibir o nome “El Gordo”. Ángela Rodriguez tem-se pronunciado sobre a questão da “gordofobia” em público, até como consequência das responsabilidades que assume no Executivo espanhol. Foi o que fez, por exemplo, num vídeo públicado na sua conta de Twitter em junho deste ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nesse vídeo, excerto de uma entrevista espanhola, a Glamour Spain, e em que defende que “a gordofobia é um dos temas de debate do nosso tempo”. “Preocupa-me muito a violência estética de que sofremos, nós, as mulheres”, considerou Rodriguez.

Mas, mesmo assumindo o tema como uma das bandeiras do seu mandato, de como acordo com os meios de comunicação espanhóis Newtral.es e Maldita.es, o Ministério da Igualdade de Espanha nunca fez essa proposta.

À Newtral.es o governo espanhol esclarece que a publicação é falsa. A publicação de verificação de factos adianta que, apesar de se identificar como simpatizante do Partido Socialista Operário Espanhol, a conta de Twitter que alega que Ángela Rodriguez quer proibir o nome do primeiro prémio da Lotaria de Natal espanhola é, na verdade, gerida por aquilo que se pode designar como um agitador das redes sociais, ou troll.

O perfil da conta de onde partiu a informação falsa apresenta-se ainda como “vice terceiro subdiretor da Agência Espanhola de Saúde Pública”. No entanto, numa consulta ao organograma do Ministério da Saúde é possível constatar que não existe uma “Agência Espanhola de Saúde Pública”, mas antes uma “Agência Estatal de Saúde Pública” — uma diferença subtil mas de que um seu alto dirigente, se disso efetivamente se tratasse, naturalmente se aperceberia.

Conclusão

É falso que a secretário de Estado da Igualdade e Contra a Violência de Género tenha feito uma proposta para proibir que o primeiro prémio da Lotaria de Natal de Espanha se chame “El Gordo”. Não há notícias que apontem nesse sentido e o Ministério da Igualdade desmentiu esta alegação ao outros verificadores de factos. De resto, a conta de Twitter que está na origem desta informação falsa apresenta, ela própria, indícios de tratar-se de uma página falsa.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge